O agricultor Paulo Istchuk, tem um sítio em Borrazópolis onde cultiva soja há mais de 30 anos. Ele conta que a cultura sofreu com a falta de chuva o que causou uma quebra de 65% da área plantada. Estimativa atualizada divulgada ontem pela da Secretaria de estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) aponta que somente no Núcleo Regional de Ivaiporã, ao qual Borrazópolis pertence e que abrange um total de 15 municípios, as perdas ultrapassam R$ 850 milhões.
Ao tomar conhecimento que o Governo Estadual pretende ajudar os produtores que tiveram prejuízo, Istchuk confessa que sentiu um pouco aliviado, mas que a quebra na lavoura causa muita tristeza. “Nesse momento a ajuda é fundamental. A gente fica muito triste com essas perdas. Na verdade, é um ano sem receita, um ano sem receber salário”, comenta.
O produtor disse que espera, no mínimo, que seja concedido empréstimo de recursos sem juros para cobrir os custos de produção.