Para o economista Marcelo Vargas, professor do campus de Apucarana da Unespar, o bom resultado no comparativo das exportações entre 2020 e 2021 é reflexo da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus que, no ano passado, impactou as vendas de modo geral.
“Esse resultado positivo de um crescimento tão grande é que justo nos primeiros seis meses de 2020 a crise da Covid fez com que os números da exportação fossem mais substanciais”, comenta.
Contudo, o economista observa que nos resultados mensais, alguns municípios conseguiram manter os valores no mesmo patamar, como por exemplo Arapongas. “Arapongas exporta mais porque exporta produtos manufaturados da indústria com valor agregado, como móveis de madeira para quartos, cozinhas, ao contrário de Apucarana que exporta mais matéria-prima”, analisa.
Em Apucarana, Vargas destaca um produto importante que passou a ser exportado e contribuiu para elevar os números do município: as gorduras e óleos vegetais. “Em janeiro de 2020 a exportação desses produtos era zero e neste ano foi o produto mais exportado em janeiro e o segundo em fevereiro, ficando entre os quatro principais entre janeiro a junho deste ano”, afirma.