CIDADES

min de leitura - #

Alunos da Edhucca participam de tarde de autógrafos

Da Redação

| Edição de 08 de dezembro de 2022 | Atualizado em 08 de dezembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Alunos da Edhucca participam de tarde de autógrafos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Alunos da Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho (Edhucca), de Apucarana, participaram na tarde de ontem, da tarde de autógrafos do livro ‘Entre Crônicas e Fábulas: Um Olhar Para a Vida’. O momento especial para as crianças e adolescentes aconteceu no Colégio Estadual Prefeito Carlos Massaretto. 

Os estudantes fazem parte do Projeto de Sociabilização. “Esta obra é um conjunto de 26 crônicas, duas fábulas e 28 ilustrações. Os diálogos foram adequados à idade dos alunos com faixa etária entre 7 e 11 anos. Os professores foram lapidando esses textos ao longo do projeto e, inclusive, as ilustrações. O resultado final surpreendeu os alunos e também a equipe”, avalia Andressa Cracco, coordenadora do projeto. 

Para a estudante Pietra Pereira Prado, de 13 anos, a experiência foi interessante e ela aproveitou para autografar os livros para os colegas da escola onde estuda. “Foi bem legal. No começo eu não gostava muito de escrever e fui gostando”, comenta.

A aluna Flávia de Souza Santos, de 13 anos, também ficou animada com a participação no livro. “Foi bem legal fazer parte deste projeto. Eu desenhei a escola de um menino e ele e os amigos resolveram recolher todos os lixos da cidade”, explica.

O professor de português da Edhucca, Otávio Felipe Carneiro, contou um pouco do processo de criação do livro. “A criação da obra começou em março deste ano durante as aulas de literatura. No primeiro momento, fizemos a leitura de crônicas de Luís Fernando Veríssimo, por exemplo. Depois, iniciaram a escrita e a criação de temas. Após ser reestruturado, o material foi reescrito, passado para o computador e encaminhado para a professora de desenho”, comenta.

A responsável pela oficina de desenho é a professora Taissa Sessak Ribeiro. Ela diz que os estudantes ficaram livres para ilustrar o livro. “Alguns alunos que escreveram tiveram a oportunidade de ilustrar os próprios textos. Além disso, tiveram a liberdade de escolher a forma que iam ilustrar e de mostrar seu olhar sobre cada tema abordado”, observa. 

A versão digital do livro está disponível no site da Edhucca.