CIDADES

min de leitura - #

AME está entre os finalistas do Prêmio Jabuti

Da redação

| Edição de 09 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou, na última quinta-feira (4), os finalistas do 60º Prêmio Jabuti, o mais importante reconhecimento literário do país. A Autarquia Municipal de Educação (AME) de Apucarana está entre os dez classificados na categoria Formação de Novos Leitores, do eixo Inovação, pelo desenvolvimento do projeto “O prazer da leitura mais perto de você”.

Imagem ilustrativa da imagem AME está entre os finalistas do Prêmio Jabuti

Por meio desse projeto, a AME equipou os 60 estabelecimentos de ensino da rede com bibliotecas itinerantes – estantes móveis capazes de acomodar até cem livros. “Nós enviamos uma unidade para cada centro de educação infantil (CMEI) e uma para cada sala de aula das escolas. A ideia é que as obras fiquem sempre à mão das crianças, para que elas possam folhear, ler e até levar para casa. Os professores também receberam capacitação para explorar o material ao máximo e incentivar o gosto pela leitura nos alunos,” afirma a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.
O ápice da iniciativa acontece com a realização do Sarau de Poesias das escolas municipais, uma vez por ano, no Cine Teatro Fênix. “As apresentações permitem aos pais acompanharem a evolução dos seus filhos no processo de alfabetização. O hábito de ler dinamiza o raciocínio, aprimora o vocabulário e facilita a interpretação de textos,” acrescenta.
A categoria Formação de Novos Leitores identifica projetos de caráter social, cultural e tecnológico, inclusivos e abrangentes, que despertem e sustentem o interesse pela leitura. A ação vencedora será conhecida durante a cerimônia do 60º Prêmio Jabuti, no dia 8 de novembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.