O secretário de Turismo de Faxinal, Alessandro Proença, confirmou ontem que a prefeitura vai tentar desapropriar o terreno entorno das cachoeiras Chicão 1 e 2, para evitar outras tragédias no local. Anteontem, dois turistas de Londrina morreram após uma queda de mais de 40 metros na cachoeira Chicão 2.
Conforme o secretário, o terreno é particular e a prefeitura, por enquanto, não pode fazer muitas melhorias. “A prefeitura não pode fazer muita coisa, mas vamos tentar desapropriar o terreno. O proprietário de lá já responde a processo por causa de um outro incidente que aconteceu no local. Se desapropriarmos, a prefeitura vai melhorar a segurança do local, vamos colocar sinalização, um guard rail e uma proteção para impedir o acesso dos turistas em locais perigosos. Nossa intenção é até fazer um mirante lá, para valorizar o espaço que é lindo, mas muito perigoso”, detalha Alessandro.
As vítimas, Any Duarte, 23 anos, e Fernando Danziger, 31 anos, eram de Londrina e participavam de uma excursão. Testemunhas contaram que a jovem teria tentado tirar uma selfie do alto da cachoeira e perdeu o equilíbrio. Fernando tentou segurar a moça, porém, ambos caíram. Socorristas e até o helicóptero do SAMU foram até o local para prestar atendimento.
O secretário chegou na cachoeira logo após a fatalidade e alegou imprudência. “Foi muito triste, muito mesmo, acompanhei de perto o resgate, a tentativa de salvar a vida deles, mas a queda foi muito forte, alta, difícil sobreviver “, ressalta.
Ainda de acordo com o secretário, todas essas mudanças levam tempo. “É um processo demorado, mas a prefeitura vai entrar com esse pedido urgente, pois precisa realmente colocar proteção. Sabemos que mais turistas vão continuar vindo e com certeza vai ter mais fatalidade”, explica.
As duas cachoeira ficam na mesma propriedade rural e estão entre as mais frequentadas do município. (SILVIA VILARINHO)