CIDADES

min de leitura - #

Após ampliação, Apucarana abriga maior aviário do Brasil

Da Redação

| Edição de 03 de junho de 2022 | Atualizado em 03 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Após ampliação, Apucarana 
abriga maior aviário do Brasil

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A empresa do setor de agronegócio Borges & Rossa, com matriz na cidade de Capinzal, em Santa Catarina, inaugurou nesta sexta-feira (3) a segunda etapa de seu empreendimento em Apucarana. Com um investimento que ultrapassa R$ 75 milhões desde a instalação da empresa no município, a ampliação tornou a unidade o maior aviário do Brasil instalado em uma única propriedade. 

Com o novo aporte, a estrutura com capacidade de produção de 680 mil frangos a cada 42 dias, irá saltar para 1,1 milhão de aves no mesmo período, garantindo ao complexo o status de maior “granja da JBS” no Brasil. 

A solenidade de inauguração foi realizada na noite desta sexta-feira (3), com a presença de autoridades municipais e integrantes da Borges e Rossa na sede do aviário, instalado no Distrito de Caixa de São Pedro.

O condomínio de 16 aviários de alta tecnologia totaliza agora 24 barracões e gera cerca de 500 empregos diretos e indiretos. Os aviários atuam no sistema Dark House, que impede a entrada de luz natural para o galpão. Os lotes de frango nesse sistema, são criados com luminosidade e temperatura controlada, implicando em menor gasto de energia para as aves.

Segundo o empresário Fernando Rossa, um dos investidores do empreendimento, a inauguração da ampliação  finaliza um projeto de investimentos que vem sendo idealizado e desenvolvido há três anos. “Desde 2019, quando iniciamos as primeiras conversas, Apucarana abriu todas as portas para nós e estamos muito satisfeitos com o resultado”, comentou.

A Borges & Rossa é fornecedora da JBS. As aves da unidade de Apucarana são encaminhadas para o frigorífico da JBS de Rolândia, distante cerca de 30 km do aviário. 

“A localização geográfica em relação a Rolândia, a ambiência, a acolhida e a infraestrutura que a cidade oferece nos levaram a optar pela cidade”, comenta.

Segundo o secretário Municipal de Indústria e Comércio de Apucarana, Edison Peres Estrope, que representou o prefeito Junior da Femac no evento, destaca que o empreendimento divisas para o município.

“Hoje a maior produção da JBS do Brasil em um só aviário é de Apucarana e isso é motivo de orgulho e comemoração para cidade que ganha em empregos diretos e indiretos e em impostos. A avicultura é uma atividade próspera e uma atividade que não sonega impostos”, comenta o secretário.