CIDADES

min de leitura - #

Após cinco anos de espera, residencial Fariz Gebrim é entregue em Apucarana

Silvia Vilarinho

| Edição de 06 de setembro de 2022 | Atualizado em 06 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Após cinco anos de espera, residencial Fariz Gebrim é entregue em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

É o sonho de uma vida inteira. Só temos que agradecer a Deus, estamos muito felizes. Vamos sair do aluguel. Vamos mudar na quarta-feira, mas hoje já vamos dormir lá”. A afirmação é de Ana Paula Gomes, 32 anos, que pegou nesta terça-feira (6) as chaves da casa própria para onde vai se mudar com o marido Athos Wallan Rodrigues, de 31 anos e o filho. A família de Ana Paula é uma das 520 novas moradoras do residencial Fariz Gebrim.

Chorando muito, Célia Ângela Matheus, de 42 anos, também se emocionou. Ela não acreditava que finalmente estava pegando as chaves e realizando o sonho de uma vida. “É uma emoção muito grande, inacreditável, ainda não estou acreditando que estou pegando a minha chave. Mais de 16 anos vivendo de aluguel. Graças a Deus e as pessoas que trabalharam para que esse sonho fosse realizado, vou mudar no feriado. A ansiedade está a mil”, destaca. 

A entrega das chaves foi acompanhada pelo secretário nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, representando o Governo Federal. “Nós procuramos estar presentes nas entregas por dois motivos: participar da alegria da família, sabemos o quanto casa é importante para o brasileiro, e para prestar contas. Esse residencial era para ser entregue em 2017, aconteceram problemas, mas hoje estamos realizando essa entrega, que significa justamente o respeito com o cidadão e foi uma determinação da Presidência da República, de concluir obras paradas antes de lançar novos empreendimentos. Gostaria de ressaltar a importância da retomada desse empreendimento, que só foi possível com a junção dos governos estadual, federal e municipal”, explica. 

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Jorge Lange, também participou da entrega. “É momento de muita alegria estar aqui, participando da realização dos 520 sonhos. Começou em 2014, tivemos muitas dificuldades no meio do caminho, mas com todas as dificuldades, nos resta hoje esse momento de alegria”, comenta. 

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, ressaltou o esforço coletivo para realizar a entrega do novo residencial. 

“Graças a Deus, ao esforço da equipe, da Caixa Econômica Federal, prefeitura, Sanepar, Copel, construtora, governos estadual, federal e prefeitura, conseguimos entregar para essas famílias a tão sonhada casa própria. É um residencial que foi planejado e já vem com posto de saúde, CMEI, escola, com asfalto, tudo novo. É um momento muito importante, de alegria para cidade e famílias. Ter a casa própria é uma luta que não  é fácil. A casa própria é o sonho de todo brasileiro. Não foi fácil terminar essa obra, são 520 casas e mais de duas mil pessoas que agora vão morar no residencial”, comenta.


Moradores iniciam mudança 

Localizado na zona sul de Apucarana, o conjunto começou a ser construído em 2014, pelo programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. A falência da empreiteira vencedora da licitação seguida de uma nova licitação e, mais recentemente, a ausência de rede de esgoto para na região atrasou a entrega da obra em 5 anos.

Do sorteio das moradias – disputadas por 2,2 mil famílias cadastradas – até a entrega das casas havia muita expectativa em torno do conjunto. 

Com as chaves nas mãos, muitos moradores providenciaram a mudança após sair do Lagoão. Caso de Daiane Cristina, que levou seus móveis à tarde para a casa nova. “Vai ser um alívio financeiro, já que pagava R$ 450 de aluguel e agora a mensalidade irá cair para R$ 80. Estamos felizes com essa conquista”, comenta a dona de casa, que fez o cadastro em 2016. (FERNANDA NEME)