CIDADES

min de leitura - #

Apucarana amplia oferta de vagas para quem não tem experiência

Da Redação

| Edição de 15 de setembro de 2022 | Atualizado em 15 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Apucarana amplia oferta de vagas para quem não tem experiência

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma justificativa muito ouvida por jovens em busca de um emprego formal – de que os contratantes exigem experiência para contratação - é uma expressão que está ficando cada vez mais fora de moda em Apucarana. Na contramão do que ocorre em grande parte do país, o setor produtivo local tem aumentado gradativamente o número de oportunidades a quem está iniciando na carreira profissional. De cada 10 vagas abertas na Agência do Trabalhador, duas não exigem nenhuma experiência profissional.

Das 544 vagas de emprego cadastradas até ontem na agência credenciada ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), 116 – 21% dos total - são oportunidades não exigem experiência profissional. “E isso não é um recorte do momento, vem acontecendo há vários meses, o que prova que não é apenas algo momentâneo”, revela o prefeito Junior da Femac, que acompanha diariamente o fluxo de trabalho da unidade.

O prefeito frisa que vem dialogando com todos os segmentos econômicos do município. “Ouvindo os empresários temos conseguido compreender as reais necessidades de cada setor. Dentro do Programa Portas Abertas temos desenvolvido inúmeras ações, sobretudo, capacitações de mão de obra em setores com grande demanda no mercado de trabalho, o que têm se revertido em benefícios para empreendedores e trabalhadores”, destaca o prefeito de Apucarana.

Das 116 vagas que não exigem experiência profissional do candidato, 28 oportunidades são para auxiliares de produção. “Há vagas em praticamente todos os setores econômicos. Emprego formal, com carteira assinada, que garante todos os direitos trabalhistas e previdenciários”, pontua Neno Leiroz, gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana. No rol de oportunidades, vagas para recepcionista, balconista, vendedor e atendente, zelador, ajudante de eletricista, de motorista, de torneiro mecânico, telemarketing. 

Neno frisa que cada vez mais os empregadores têm compreendido que a contratação de um jovem, embora ainda não carregue a experiência profissional necessária, agrega muitos fatores positivos. “Quando o aprendiz ou empregado iniciante ingressa na estrutura da empresa, via de regra, ele chega com entusiasmo, conhecimentos técnicos e acadêmicos atualizados, o que contribui para oxigenar e motivar os demais colaboradores, em uma troca profissional muito positiva para a empresa”, argumenta o gerente.

Além de vagas para iniciantes, a Agência do Trabalhador de Apucarana está intermediando oito vagas do Programa Master Job, direcionado para trabalhadores com formação em ensino superior, sendo as oportunidades para analista ambiental, analista tributário, contador, desenhista projetista (2) e farmacêutico (3).