CIDADES

min de leitura - #

Apucarana articula parceria com Simepar para receber serviço de alertas climáticos

Da Redação

| Edição de 26 de março de 2022 | Atualizado em 25 de março de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) vai emitir alertas climáticos específicos para o município de Apucarana. A informação foi confirmada pelo prefeito Júnior da Femac que, nesta sexta-feira (25), esteve presencialmente na sede do órgão estadual em Curitiba e manteve audiência com o diretor-executivo, meteorologista César Beneti, e com o coordenador de Operações, meteorologista Marco Jusevicius. 

O início da prestação do serviço está condicionado à celebração de um convênio, que deve acontecer em breve. “O Simepar é um serviço de excelência, que cuida da meteorologia do Paraná e que disponibiliza para as prefeituras, mediante convênio, um sistema diferenciado de alerta visando ações de prevenção. Queremos dispor de mais informações específicas de Apucarana sobre a tempestade que vai chegar, da intensidade da chuva, da geada, entre outros eventos naturais, e com isso repassar de forma antecipada para a população poder se prevenir”, explicou Júnior da Femac, salientando que atualmente os alertas são emitidos tendo como foco a região onde Apucarana está localizada.

A celebração da parceria será algo inédito na história da cidade. “A partir desta parceria vamos receber informações específicas de Apucarana. Será um sistema de alerta importante à disposição da Defesa Civil da nossa cidade”, celebra o prefeito, justificando a relevância da parceria. “Todos hoje estão acompanhando o que vem acontecendo no Brasil no tocante à intensidade dos eventos climáticos, como chuvas e tempestades. Apucarana tem uma topografia única, é uma cidade muito alta, tem serra, nascentes. Temos ainda a questão do vento e da intensidade das chuvas, que causaram grandes danos recentemente em vários pontos do município”, disse Júnior da Femac. 

A aproximação com o Simepar está atrelada ainda ao Comitê Municipal para Prevenção de Desastres Ambientais. Criada neste início de ano, a iniciativa tem como missão desenvolver ações permanentes de prevenção e de alerta à população. De acordo com ele, o grupo técnico conta com representares de órgãos da prefeitura, polícias Militar e Ambiental, bombeiros militar, Guarda Civil Municipal, 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec), e órgãos do Governo do Paraná, como Copel, Sanepar e DER.