CIDADES

min de leitura - #

Apucarana articula parceria com Simepar para receber serviço de alertas climáticos

Da Redação

| Edição de 26 de março de 2022 | Atualizado em 25 de março de 2022
Imagem descritiva da notícia Apucarana articula parceria com Simepar para receber serviço de alertas climáticos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) vai emitir alertas climáticos específicos para o município de Apucarana. A informação foi confirmada pelo prefeito Júnior da Femac que, nesta sexta-feira (25), esteve presencialmente na sede do órgão estadual em Curitiba e manteve audiência com o diretor-executivo, meteorologista César Beneti, e com o coordenador de Operações, meteorologista Marco Jusevicius. 

O início da prestação do serviço está condicionado à celebração de um convênio, que deve acontecer em breve. “O Simepar é um serviço de excelência, que cuida da meteorologia do Paraná e que disponibiliza para as prefeituras, mediante convênio, um sistema diferenciado de alerta visando ações de prevenção. Queremos dispor de mais informações específicas de Apucarana sobre a tempestade que vai chegar, da intensidade da chuva, da geada, entre outros eventos naturais, e com isso repassar de forma antecipada para a população poder se prevenir”, explicou Júnior da Femac, salientando que atualmente os alertas são emitidos tendo como foco a região onde Apucarana está localizada.

A celebração da parceria será algo inédito na história da cidade. “A partir desta parceria vamos receber informações específicas de Apucarana. Será um sistema de alerta importante à disposição da Defesa Civil da nossa cidade”, celebra o prefeito, justificando a relevância da parceria. “Todos hoje estão acompanhando o que vem acontecendo no Brasil no tocante à intensidade dos eventos climáticos, como chuvas e tempestades. Apucarana tem uma topografia única, é uma cidade muito alta, tem serra, nascentes. Temos ainda a questão do vento e da intensidade das chuvas, que causaram grandes danos recentemente em vários pontos do município”, disse Júnior da Femac. 

A aproximação com o Simepar está atrelada ainda ao Comitê Municipal para Prevenção de Desastres Ambientais. Criada neste início de ano, a iniciativa tem como missão desenvolver ações permanentes de prevenção e de alerta à população. De acordo com ele, o grupo técnico conta com representares de órgãos da prefeitura, polícias Militar e Ambiental, bombeiros militar, Guarda Civil Municipal, 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec), e órgãos do Governo do Paraná, como Copel, Sanepar e DER.