CIDADES

min de leitura - #

Apucarana ativa primeiras luminárias LED na BR-369

Da Redação

| Edição de 26 de agosto de 2022 | Atualizado em 26 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Apucarana ativa primeiras luminárias LED na BR-369

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A cena noturna em trecho da BR-369, um dos principais acessos rodoviários de Apucarana, teve nesta semana uma mostra da transformação positiva que irá sofrer assim que estejam concluídas todas as etapas de instalação do sistema de iluminação em LED. 

Após cerca de 20 dias de trabalho, a empreiteira licitada para execução da obra concluiu a primeira parte do cronograma ativando luminárias com potência de 200 watts em 28 postes, de um total de 123 unidades que serão instaladas ao longo do canteiro central entre o viaduto do Contorno Norte e a divisa com o município de Arapongas. “Esta é a entrada principal de Apucarana para quem vem da região de Londrina e já está bem diferente nos pontos em que o trabalho já foi concluído. Uma iluminação moderna, robusta e com alta tecnologia (LED), que é sinônimo de economia, eficiência e segurança a todos os usuários. Um investimento à altura do que Apucarana merece”, disse o prefeito Júnior da Femac. 

Os trabalhos, que estão sendo executados no sentido Arapongas – Apucarana, já repercutem junto à população. “Sempre vou de bicicleta à noite para Arapongas e isso vai ser ótimo”, afirmou Adauto Sanches Loureiro. A opinião é compartilhada por Maria de Lourdes Miquelão. “Está lindo. Além de aumentar a segurança no trânsito noturno”, avalia.

O projeto em execução contempla a colocação de 123 postes de 12 metros de altura junto ao canteiro central, totalizando a instalação de 468 luminárias de alto rendimento na tecnologia LED com potência de 200 watts. “A partir da ativação destes primeiros 28 pontos já dá para projetar que o resultado final será espetacular, conforme o planejado, correspondendo ao conceito de iluminação pública adotado pela atual administração, que prima pela segurança, qualidade, eficiência e conforto dos usuários”, afirma o engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz, superintendente de Iluminação Pública do Idepplan. 

Ele relata que a instalação de iluminação LED na BR-369 integra um pacote de obras de modernização do sistema em andamento que contempla ainda a substituição de 4.105 luminárias antigas em diversos bairros da cidade, por novas em LED, totalizando investimento global na ordem de R$6,78 milhões. Os recursos são da Cosip. “Além dos postes no canteiro central com luminárias LED com potência de 200 watts, obra em andamento, já realizamos a substituição das antigas luminárias por novas em LED nas avenidas marginais  do Parque Industrial Zona Norte”, esclarece Lafayete.