CIDADES

min de leitura - #

Apucarana autoriza pacote de obras para levar asfalto a nove regiões

Da Redação

| Edição de 01 de julho de 2022 | Atualizado em 01 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia Apucarana autoriza pacote de obras para levar asfalto a nove regiões

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Junior da Femac autorizou nesta sexta-feira (01) a abertura de processo licitatório para a pavimentação de nove trechos de ruas. O pacote de obras está orçado em R$ 2,8 milhões e vai garantir asfalto novo em diversas regiões, somando uma área total de cerca de 18 mil metros quadrados. São trechos que atendem parques industriais, pequenos trechos urbanos, região de chácaras e ligações de bairros. 

O prefeito Junior da Femac salienta que as obras serão tocadas com recursos próprios e esse será o primeiro pacote de dois que estão previstos. “Dentro de um planejamento, realizado em conjunto com a Secretaria de Fazenda, estamos autorizando o primeiro pacote. Na sequência, iremos liberar o segundo pacote. Somados, eles vão garantir a pavimentação de praticamente 100% dos trechos urbanos e grandes avanços também em regiões de chácaras”, frisa Junior da Femac. 

O prefeito destaca que o pacote contempla a Estrada Biguaçu, no Contorno Sul, onde será pavimentado um trecho de cerca de 500 metros de extensão. “É uma região que está em franca expansão, com projetos de novos loteamentos. Os empreendedores estão aguardando a pavimentação para também iniciar as obras de infraestrutura”, ressalta Junior da Femac.

O prefeito também aponta novos avanços em regiões de chácaras, como a complementação das obras no Recanto Bom Retiro. “Em 2020, pavimentamos a Rua José Bossato, em 2021 a Rua Idalina Lúcia Pereira e agora vamos asfaltar a Rua Luis Lourenço. Desta forma, dentro de um planejamento e com base na disponibilidade de recursos, fomos atendendo as necessidades dos moradores do Bom Retiro”, reitera Junior da Femac. 

A secretária municipal de Obras, engenheira Angela Stoian, afirma que com base na largura média de cada rua os trechos somarão cerca de 2,5 quilômetros de asfalto novo, atendendo também áreas industriais. “No Parque Industrial Norte, será pavimentada a Rua Plutônio e na região Sul da cidade a Rua Antônio Ferracioli, em trecho sobre o paralelepípedo onde existem indústrias instaladas e um trecho no prolongamento desta via, na Estrada Sebastião Leblon, até próximo a uma região de chácaras que existe no local,”, afirma a secretária. 

PRÓXIMO PACOTE - O prefeito Junior da Femac reitera que a equipe da Secretaria de Obras já está trabalhando nos projetos do próximo pacote, que será anunciado em breve. “São projetos mais complexos e que demandam um pouco mais de tempo para serem elaborados, como os de pavimentação das ruas da Vila Rural Terra Prometida, das ruas Arlindo Bresolin e Benjamim Bossa, no Loteamento de Chácaras Mate Amargo, e da rua Rua Kishishi Fukuda na região do Parque Jaboti, entre outras”, cita Junior da Femac.


Programa Interbairros também é contemplado

A engenheira da Secretaria de Obras, Caroline Moreira afirma que o pacote também dará sequência ao Programa Interbairros, com a pavimentação de três ligações. “Será asfaltada a Rua Alfredo de Souza, ligando a Vila Nova à Vila Guarujá, a Rua Mandacaru ligando as ruas Bela Vista e Angelo Portinari, na região do Parque Santo Expedito”, cita Caroline.

A terceira obra do Interbairros deste pacote vai ligar o Residencial Solar da Toscana com o Parque Industrial Oeste. “Neste local, vamos implantar uma rotatória que vai ligar as ruas José Riva e Nelson Bisso”, completa a engenheira, acrescentando que o pacote prevê ainda a pavimentação da Rua Gustavo de Oliveira, nas proximidades da Casa do Dodô, e a Rua Rio Corumbataí, no Núcleo Habitacional Osmar Guaracy Freire.