A Prefeitura de Apucarana fez um alerta ontem para que a população procure pela segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19. O município está preocupado com o aparecimento da subvariante BQ.1 do coronavírus, que provocou aumento de casos em alguns estados. Em Apucarana, o quadro é considerado de estabilidade. No entanto, o número de confirmações da doença registrou um leve aumento nas duas primeiras semanas de novembro.
Em live, o prefeito Junior da Femac e o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, convocaram a população de Apucarana para procurar a vacina. Liberada na quinta-feira passada (10) pela Secretaria de Estado da Saúde, (Sesa) para todas as pessoas acima de 18 anos, a segunda dose de reforço (ou quarta dose) já é aplicada pelo município.
“Apelo para quem tem 18 anos ou mais que compareça aos nossos locais de vacinação para receber a segunda dose de reforço contra a covid. Temos doses suficientes. Os casos da doença estão aumentando no Brasil e no Paraná. Por isso, é preciso ficar com a imunidade em alta, em especial com a chegada da nova subvariante da covid”, conclamou o prefeito.
Apucarana registrou em novembro 55 casos de covid-19, o que representa uma média de 3,4 confirmações diárias da doença. Embora pequeno, o número já é maior em comparação com o mês passado. Em outubro, Apucarana somou 52 casos no total, uma média diária de 1,6 caso/dia.
Em meses anteriores, Apucarana chegou a ter médias bem maiores: setembro (5,4 casos por dia), agosto (11,4), julho (19,2), junho (49,4), maio (70), fevereiro (202) e janeiro (279). Como o final do ano está chegando, a preocupação da prefeitura de Apucarana é com aumento de confirmações da doença por conta das tradicionais festas e também com a maior circulação de pessoas.
A vacina contra a covid-19 está disponível de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do distrito do Pirapó, na Rua Osvaldo Cruz, Vila Reis, Núcleo Parigot de Souza e Jardim Interlagos.
Também de segunda-feira a sexta-feira, mas das 8h30 às 20h30, os apucaranenses podem buscar a vacina contra a covid nas UBS’s do Núcleo João Paulo, Núcleo Dom Romeu Alberti, Jardim Ponta Grossa e Jardim Colonial.
Já aos sábados a vacinação contra a covid-19 é realizada somente da UBS Romeu Milani, região central, entre 8h30 e 17 horas. O posto de vacinação contra a Covic-19 no Ginásio Lagoão foi desativado.