CIDADES

min de leitura - #

Apucarana faz apelo para população se vacinar com dose de reforço

Fernando Klein

| Edição de 16 de novembro de 2022 | Atualizado em 16 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Apucarana faz apelo para 
população se vacinar com dose de reforço

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana fez um alerta ontem para que a população procure pela segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19. O município está preocupado com o aparecimento da subvariante BQ.1 do coronavírus, que provocou aumento de casos em alguns estados. Em Apucarana, o quadro é considerado de estabilidade. No entanto, o número de confirmações da doença registrou um leve aumento nas duas primeiras semanas de novembro. 

Em live, o prefeito Junior da Femac e o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, convocaram a população de Apucarana para procurar a vacina. Liberada na quinta-feira passada (10) pela Secretaria de Estado da Saúde, (Sesa) para todas as pessoas acima de 18 anos, a segunda dose de reforço (ou quarta dose) já é aplicada pelo município. 

“Apelo para quem tem 18 anos ou mais que compareça aos nossos locais de vacinação para receber a segunda dose de reforço contra a covid. Temos doses suficientes. Os casos da doença estão aumentando no Brasil e no Paraná. Por isso, é preciso ficar com a imunidade em alta, em especial com a chegada da nova subvariante da covid”, conclamou o prefeito.

Apucarana registrou em novembro 55 casos de covid-19, o que representa uma média de 3,4 confirmações diárias da doença. Embora pequeno, o número já é maior em comparação com o mês passado. Em outubro, Apucarana somou 52 casos no total, uma média diária de 1,6 caso/dia. 

Em meses anteriores, Apucarana chegou a ter médias bem maiores: setembro (5,4 casos por dia), agosto (11,4), julho (19,2), junho (49,4), maio (70), fevereiro (202) e janeiro (279). Como o final do ano está chegando, a preocupação da prefeitura de Apucarana é com aumento de confirmações da doença por conta das tradicionais festas e também com a maior circulação de pessoas. 

A vacina contra a covid-19 está disponível de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do distrito do Pirapó, na Rua Osvaldo Cruz, Vila Reis, Núcleo Parigot de Souza e Jardim Interlagos.

Também de segunda-feira a sexta-feira, mas das 8h30 às 20h30, os apucaranenses podem buscar a vacina contra a covid nas UBS’s do Núcleo João Paulo, Núcleo Dom Romeu Alberti, Jardim Ponta Grossa e Jardim Colonial.

Já aos sábados a vacinação contra a covid-19 é realizada somente da UBS Romeu Milani, região central, entre 8h30 e 17 horas. O posto de vacinação contra a Covic-19 no Ginásio Lagoão foi desativado.