CIDADES

min de leitura - #

Apucarana já arrecadou 80 toneladas de donativos para o RS

Cindy Santos

| Edição de 09 de maio de 2024 | Atualizado em 09 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia Apucarana já arrecadou 80 toneladas de donativos para o RS

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Corpo de Bombeiros de Apucarana já arrecadou 80 toneladas de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul (RS). Ontem mais um caminhão carregado com 30 toneladas de doações foi despachado rumo ao estado gaúcho levando itens como alimentos não perecíveis, materiais para higiene pessoal, itens de limpeza, garrafas de água mineral, colchões, colchonetes e cobertores.

Conforme o capitão Wallacy Xavier de Souza de Araújo, do Corpo de Bombeiros, as 80 toneladas correspondem às doações realizadas somente por apucaranenses. O total enviado para o Rio Grande do Sul deve ser ainda maior, pois a sede do 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana também está recebendo donativos de outros municípios pertencentes à área do batalhão.

A população pode continuar colaborando com doações no Quartel Central do 11º GB que fica na Rua Ponta Grossa.

 JUDICIÁRIO

O Judiciário de Apucarana liberou R$ 200 mil para Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Os recursos foram encaminhados pela 2ª Vara Criminal e são oriundos de pagamentos de prestações pecuniárias recolhidas por sentenciados da comarca. Os repasses foram autorizados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que vem incentivando os juízes a adotar a medida para auxílio dos desabrigados. 

O repasse foi autorizado pelo juiz José Roberto Silvério, que determinou o valor a ser destinado. A prestação pecuniária é um tipo de pena que estipula que o condenado pague valores em dinheiro, que podem ser direcionados a vítima, familiares ou entidades, entre outras destinações previstas em lei. As doações do Judiciário local devem aumentar, uma vez que o Juizado Especial Criminal da Comarca também está com processo em andamento. (CINDY SANTOS E ADRIANA SAVICKI)