CIDADES

min de leitura - #

Apucarana obtém assessoria para recepção do sinal “5G”

Da Redação

| Edição de 11 de maio de 2022 | Atualizado em 11 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Apucarana obtém assessoria para
recepção do sinal “5G”

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A chegada da tecnologia 5G foi pauta de uma videoconferência realizada ontem entre o vice-prefeito de Apucarana, Paulo Sérgio Vital, e o presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para as Telecomunicações (Abrintel), Luciano Sputz. Entre outras demandas, o debate pontuou a necessidade de criação ou atualização de legislações municipais visando a recepção da nova conectividade no município, sobretudo leis relacionadas às torres e antenas.

Pesquisa recente revelou que apenas 1% dos 5.568 municípios do Brasil possui leis aprovadas por suas câmaras municipais para viabilizar a implementação da tecnologia 5G. “Já existem legislações nos âmbitos Federal e Estadual e os municípios precisam também se adequar para a chegada da nova tecnologia. Neste primeiro contato, a Abrintel colocou-se à disposição de Apucarana para auxiliar neste processo, prestando gratuitamente assessoria no sentido de que o município esteja apto o quanto antes, no que tange as leis, para a implementação do novo sinal, em consonância com o que exige a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)”, explica Paulo Sérgio Vital.

Durante o encontro, Vital afirmou que Apucarana é hoje uma cidade voltada para o futuro e “que valoriza e apóia a inovação, as novas tecnologias”. “O “5G” é a vanguarda, por isso a administração municipal através da Gestão Júnior da Femac está empenhada em atender todas as demandas necessárias, de forma antecipada, para que quando chegar o momento a operadora de telefonia móvel possa desenvolver o seu trabalho de forma plena em nossa cidade”, assinalou.