CIDADES

min de leitura - #

Apucarana ocupa 51ª lugar do Brasil em ranking de cidades inteligentes

Cindy Santos

| Edição de 04 de outubro de 2022 | Atualizado em 04 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Apucarana ocupa 51ª lugar do Brasil
em ranking de cidades inteligentes

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana está entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. No total o ranking Connected Smart Cities 2022 divulgado nesta terça-feira (4) traz dez cidades do Paraná, incluindo a capital Curitiba que conquistou, mais uma vez, a primeira posição. Com dez municípios presentes no ranking o Paraná é o primeiro da região Sul e o segundo estado brasileiro com o maior número de cidades entre as 100 mais inteligentes do País, atrás apenas de São Paulo.

Conforme o estudo, Apucarana ocupa a 51ª posição nacional, atrás de Maringá (20º), Londrina (24º), Foz do Iguaçu (35°) e Cascavel (50º) e a frente de Ponta Grossa (60º), Pinhais (62º), Pato Branco (77º) e Guarapuava (84º). Com recorte no sul do Brasil, Apucarana ocupa a 13ª posição.

O estudo do Connected Smart Cities 2022 avalia os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, abrangendo 680 cidades. O objetivo é mapear aquelas com maior potencial de desenvolvimento no Brasil.

O ranking é composto por 75 indicadores, divididos em 11 eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Dezoito estados brasileiros e o Distrito Federal possuem cidades na lista.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, avalia que o índice é fruto de um grande trabalho e planejamento desenvolvido em diversos setores do município.

“Apucarana é campeã de geração de empregos na região. Temos uma indústria forte e diversificada, produzimos desde roupa, até equipamentos eletrônicos, autopeças. Temos uma construção civil forte, comércio diversificado e presença forte dos cursos de tecnologia, faculdades públicas e particulares que fazem com que o conhecimento circule em Apucarana”, salienta.

Ele destaca iniciativas como o Conecta que fomentam e revelam empresas ligadas à tecnologia. “Tudo isso tem parceria do poder público com iniciativa privada e o mundo da academia”, afirma

No eixo de Meio Ambiente, Junior destaca que o município atingiu 82% de cobertura de rede de esgoUm

forte aparato de segurança foi montado ontem em Apucarana para acompanhar o julgamento de um grupo de oito pessoas - cinco homens e três mulheres - pelo crime de homicídio. Vinte e cinco policiais foram destacados para viabilizar o júri, uma vez que se tratam de réus que estavam presos e seriam ligados a uma organização criminosa, com ramificação em todo o país, o PCC. Um dos réus estava preso em Piraquara e dois deles estavam em Londrina.

A travessa João Gurgel de Macedo, na quadra do Fórum Desembargador Clotário Portugal, teve o trânsito fechado ontem durante todo o dia.

O grupo está sendo julgado pelo homicídio de João Sérgio de Lima, 34 anos, ocorrido em 28 de janeiro de 2019. A vítima foi executada com vários tiros, disparados por mais de uma arma. A perícia, na época, informou que teriam sido localizados projéteis de calibres 380 e 9mm.

O homem teria sido executado e arrastado para o matagal, nas margens da estrada Belvedere, na zona rural de Apucarana.

Os réus foram presos em julho de 2019, numa operação da Polícia Civil que contou com mais de 50 policiais da cidade e região, inclusive com apoio do Grupamento de Operações Aéreas (GOA). Na operação, foram presas 10 pessoas, sendo sete homens e três mulheres. Segundo a Polícia Civil, os presos teriam envolvimento com tráfico de drogas e com a morte de João Sérgio, ocorrida em janeiro daquele ano.

Na ocasião, foram presos - e estão sendo julgados nesta quarta-feira (04) - Wilson Thiago Ferreira Gomes, 32 anos, conhecido como ‘Dexter’; Elton Pereira, 35, o ‘Terrível’; Thiago dos Santos Roberto, 23, ‘Guimé’; Rodrigo Anequini Klemp, 39, ‘Zico’; Claudio Sebastião, 34, ‘Tio’; Daiane Aparecida Miguel, 28; Veranice Anselmo 34, a ‘Branca’ e Helen Cristina Moraes Gomes, de 34 anos.

A defesa dos réus conta com nove advogados. O júri está sendo considerado um dos maiores já realizados na Comarca de Apucarana. Até a noite de ontem, o procedimento continuava em andamento.

to, 99,5% na área urbana com asfalto. “Todos esses índices mostram que nós estamos no caminho certo. Isso é visível na cidade através da atração de novas empresas, na agroindústria, na atração de famílias que vêm do Brasil inteiro para morar em Apucarana. Tudo isso ressalta ainda mais a importância da conquista histórica com a eleição do doutor Beto Preto como deputado federal”, assinala.

PARANÁ

O governador Ratinho Junior destaca a posição do estado no ranking. “Nos últimos quatro anos, trabalhamos muito para tornar o Paraná um estado cada vez mais moderno, inovador e sustentável. O bom posicionamento das cidades paranaenses no ranking Connected Smart Cities demonstra que estamos no caminho correto”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

-----------------------

Posição das cidades do Paraná no ranking

Curitiba (1º)

Maringá (20º)

Londrina (24º)

Foz do Iguaçu (35°)

Cascavel (50º)

Apucarana (51º)

Ponta Grossa (60º)

Pinhais (62º)

Pato Branco (77º)

Guarapuava (84º)