CIDADES

min de leitura - #

Apucarana prepara anel de integração de 27 km

DA REDAÇÃO

| Edição de 18 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em reunião técnica realizada ontem no gabinete municipal, com dez profissionais das áreas de engenharia e arquitetura, ligados ao Idepplan e Secretaria de Obras, o prefeito Junior da Femac deu autorização para o início do projeto de integração de áreas urbanas. O anel de integração viário abrange um trecho de 27 km de rodovias que irá receber ciclovias, calçadas, iluminação de LED centralizada, arborização e paisagismo, pontos de apoio para ciclistas e pontos de ônibus, além de todo aparato de sinalização vertical e horizontal, e passarelas em alguns locais estratégicos.

“Com a duplicação da BR-376, na saída para Curitiba, e da BR-369 na saída para Maringá, além do Contorno Sul, estamos começando a planejar a integração de uma macrorregião. Soma-se ainda a futura duplicação dos trechos do Estádio Olímpio Barreto até o contorno Sul, do acesso ao Núcleo Afonso Camargo até o bonezão e do acesso ao Núcleo João Paulo até a sede do 10º Batalhão da Polícia Militar. Nosso objetivo é fomentar a ocupação ordenada de novos espaços urbanos, delimitando áreas destinadas a indústrias, comércio e residenciais para os próximos 20 anos”, explica o prefeito Junior da Femac, assinalando ainda que “o planejamento visa também integrar Apucarana com os distritos de Pirapó e Vila Reis”. 
O prefeito lembrou que o Município já tem pronto o projeto de duplicação do trecho urbano da BR-376, entre o estádio e o Contorno Sul, que está sendo analisado pela concessionária da rodovia. “Vou tratar sobre isso e também sobre a inclusão de uma alça de acesso ao contorno sul junto a Paranatex, nesta quarta feira (18) em reunião agendada com a presidente da CCR-Rodonorte, Thais Caroline Labre”, informa.
Na reunião técnica, Junior da Femac autorizou a licitação dos projetos de duplicação dos trechos do acesso ao Afonso Camargo até o “bonezão”, e do João Paulo até o quartel do 10º BPM, incluindo rotatórias nos acessos dos dois núcleos. “Até meados de dezembro queremos lançar os editais de licitação dos projetos e, ao mesmo tempo, já estamos trabalhando para conquistar recursos para as obras”, disse o prefeito. 
Ao discorrer sobre este planejamento Junior da Femac fez questão de lembrar da luta política dele e do ex-prefeito Beto Preto pela manutenção da duplicação do Contorno Sul, que havia sido descartada anteriormente. “Também mobilizamos prefeitos de toda a região no eixo Londrina-Maringá, além de lideranças empresariais e do agronegócio pela criação da ´frente norte` na duplicação da BR-376, no trecho que vai de Apucarana a Mauá da Serra”, lembra ele.