Em reunião promovida pela 16ª Regional de Saúde, ontem, foram divulgados os valores que cada município da região receberá para combater o aedes aegyti. Trata-se de um recurso extra que será repassado ainda em dezembro pelo Governo do Estado. Dos 17 municípios que integram a Regional de Saúde, Apucarana receberá o maior valor: R$ 220.459,87.
A diretora da 16ª Regional de Saúde, Clara Ilza Lemes de Oliveira, afirma que os valores serão repassados a cada município, ainda em dezembro, em cota única. “A reunião também serviu para solicitar aos prestadores que não se desmobilizem neste final de ano, período de recesso, férias e viagens. Reiteramos que não haja a interrupção dos serviços; pelo contrário, que as ações sejam intensificadas neste período crítico, visando a remoção do criadouro do mosquito”, solicita.
Durante o encontro também foi traçado um panorama das doenças relacionadas ao aedes aegyti no Paraná. “Até o momento foram registrados 7 casos de zika vírus no Estado, dos quais cinco são importados e dois autóctones. Entretanto, não há nenhum caso de microcefalia no Paraná relacionado com o zika vírus”, esclarece a diretora da Regional de Saúde.
Também foram apresentados números sobre os casos de dengue nos 17 municípios que integram a regional, bem como da evolução do índice de infestação do aedes aegypti. Outro assunto abordado na reunião foi a mortalidade infantil, comparando-se os registros com as metas definidas pelo Governo do Estado.