CIDADES

min de leitura - #

Apucarana renova arborização urbanas com plantio de 2,5 mil novas mudas

Da Redação

| Edição de 05 de maio de 2023 | Atualizado em 05 de maio de 2023
Imagem descritiva da notícia Apucarana renova arborização urbanas com plantio de 2,5 mil novas mudas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A arborização das ruas está sendo ampliada em Apucarana através do desenvolvimento de um novo modelo. O manejo, inédito no município, envolve uma empresa especializada que, além do fornecimento de um total de 2,5 mil mudas de espécies nativas e ornamentais, também realiza o plantio, adubação, tutoramento e irrigação da planta por um período de 90 dias. 

O prefeito Júnior da Femac, que tem acompanhado de perto os serviços, conta que o plantio teve início no final de abril e, até esta sexta-feira, já haviam sido plantadas 325 mudas, entre ipês, resedás, quaresmeiras, manacá da serras, oitis e felícios. “É a primeira vez que a administração contrata uma empresa especializada para o serviço. Um reforço importante na arborização urbana que complementa um trabalho contínuo que realizamos com mudas produzidas no viveiro municipal e também com eventuais doações recebidas de entidades e órgãos ambientais”, pontua o prefeito, frisando que o reforço especializado foi uma sugestão do Conselho Municipal de Meio Ambiente prontamente acolhida pela gestão. 

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Gentil Pereira, frisa que o plantio vem sendo acompanhado de perto por uma engenheira agrônoma da secretaria. “As duas primeiras regiões atendidas foram o Jardim Independência, nas proximidades da Faculdade de Apucarana (FAP), e o Núcleo Habitacional Papa João Paulo I, sendo arborizadas as ruas Otávio Pereira de Melo e Rio das Cinzas, respectivamente”, revela Pereira, destacando que as plantas adquiridas têm entre 1,50 metro e 1,80 metro de altura. 

No momento, informa o secretário, a empresa viabiliza o plantio na região do bosque municipal. “Os trabalhos começaram na rua José Marchiori e devem seguir até a rua Bandeirantes, totalizando 15 vias”, assinala. Ele esclarece que na região mencionada já foram arborizadas também as ruas José Jorge, Alexandra, Pedro Oliveira Valim e Horeslau Saviski. “As árvores exercem um papel muito importante, colaborando diretamente para a melhoria da qualidade do ar e também para o controle da temperatura no meio urbano. Além disto, as árvores e suas copas oferecem habitat para aves, insetos e outros animais urbanos”, comenta Gentil Pereira, secretário Municipal de Meio Ambiente.

O investimento total – somando as mudas, plantio e os custos de manutenção da planta por três meses – é de R$ 244 mil, com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente. A vencedora da licitação e responsável pelo serviço é o Sítio Morrinhos Ltda, de Minas Gerais.