Começa hoje e segue até amanhã a 4ª edição da Festa do Ovo e Abacate de Arapongas. A festa organizada pela colônia japonesa radicada na Colônia Esperança foi criada para divulgar os dois principais produtos da agropecuária local e vem ganhando público e novidades a cada ano. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Arapongas, o evento traz uma programação com atrativos culturais, pratos típicos, praça de alimentação e encontros técnicos.

Nesta edição, segundo a coordenadora do evento Beatriz Makiyama, a festa vai comemorar também os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. “Preparamos uma programação especial para este ano de festa, que vem sendo sucesso. Esperamos mais de 10 mil pessoas nos dois dias de festa”, espera Beatriz.
A festa será aberta hoje, a partir das 9 horas, com oficina sobre formigas cortadeiras e seu controle, sob o comando do engenheiro agrônomo Carlos Eduardo Graziano, do Senar. Logo após, às 11 horas, acontece a abertura da praça de alimentação. Às 14 horas será realizado um workshop de culinária com o chef Eduardo Tokushima, de São Paulo. A coordenadora diz que vale lembrar que as vagas para as atividades são limitadas.
Segundo Beatriz, o dia será repleto de atividade, incluindo, às 16 horas, a apresentação do grupo de Taiko Sansey, os tradicionais tambores Japoneses. “Seguimos até as 22 horas com diversas apresentações e encerramento as atividades para dar continuidade no domingo”, explica a coordenadora.
Já amanhã, as atividades começam a partir das 11 horas, com missa de ação de graças pelos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, presidida pelos padres Lino Stahl e Marcos Donizete Bertanha. Além disso, a missa conta também a presença do coral da Paróquia Nipo-Brasileira da Imaculada Conceição, de Londrina.
Às 15 horas, tem apresentação do grupo de taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko (RKMD), de Londrina. “A gente segue com a programação até as 19 horas do domingo. Estão todos convidados para participar desta festa e reunir a família e os amigos”, acrescenta.
A gastronomia também é uma atração à parte da festa. Além dos tradicionais pratos japoneses, a festa traz várias opções de pratos, incluindo o empanado de frango acompanhado de molhos especiais feitos de abacate, que venceu concurso de prato típico do município ano passado.
O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC) elogiou a inciativa e realização da festa. “Para nós é gratificante apoiar uma festa tradicional, que enaltece a cada ano a força e representatividade que a Colônia Esperança exerce no nosso município. Contamos com a presença de todos”, disse.
A Colônia Esperança foi fundada por famílias japonesas católicas. A região é reconhecida principalmente pela produção do abacate e ovos. Os pomares, implantados há vários anos na colônia, que chegou a desenvolver uma variedade própria da fruta, denominada Margarida, produzem cerca de 2,3 mil toneladas todos os anos. Mais impressionantes são os números das granjas locais. O município produz 35 milhões de dúzias de ovos anualmente.