CIDADES

min de leitura - #

Arapongas adota novas regras para velórios e enterros

Da Redação

| Edição de 26 de maio de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.



Em mais uma medida de combate e prevenção ao coronavírus, a Prefeitura de Arapongas determinou uma série de novas regras referentes à realização de velórios e sepultamentos que entraram em vigor no último sábado.
As novas regras envolvem a restrição de velórios por tempo máximo de 4 horas, em período diurno, entre as 8 e 16 horas, bem como limitar  a quantidade de participantes a, no máximo, 20% da capacidade total de cada sala de velório, inclusive nas áreas comuns. Os sepultamentos também serão limitados a participação de 20 pessoas.
A prefeitura também determinou a suspensão de velórios dos óbitos ocasionados por qualquer tipo de síndrome respiratória aguda grave, sendo ou não diagnosticados/suspeitos de Covid-19). Nesses casos, o novo protocolo determina o encaminhamento das urnas lacradas diretamente ao cemitério. 
A prefeitura também está proibindo a realização de velórios qualquer outro local que não seja uma sala de velório, além de tornar obrigatória, nos locais de velório a disponibilização de água, sabonete líquido, papel toalha e álcool em gel 70% para a higienização das mãos.
Conforme reitera o coordenador do Cemitério Municipal, Albino Amaral, a população já vem sendo orientada sobre as condições recomendadas para a realização dos velórios. “Sabemos que o momento de sepultarmos um ente querido é doloroso em qualquer período, contudo, não podemos nos esquecer que estamos em meio à uma pandemia, e todo cuidado ainda é pouco. Pedimos a colaboração e compreensão de todos neste momento. Já estamos repassando tais orientações e, caso haja alguma dúvida estamos à disposição”, afirma. (DA REDAÇÃO)