CIDADES

min de leitura - #

Arapongas aplica 4ª dose da vacina contra a Covid em imunossuprimidos

DA REDAÇÃO

| Edição de 04 de março de 2022 | Atualizado em 17 de março de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Arapongas iniciou ontem a nova etapa de imunização contra a Covid-19, com a aplicação da quarta dose nos imunossuprimidos com mais de 18 anos. A administração do reforço segue as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) por meio da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde (DAV).

Conforme nota técnica do Ministério da Saúde  recomendado, é necessário um intervalo de oito semanas entre a primeira, a segunda e a dose adicional. Após a conclusão do esquema inicial, deve existir um espaço de tempo de quatro meses para a nova dose de reforço (4ª dose). Para os pacientes imunossuprimidos de 12 a 17 anos será feita a aplicação da terceira dose (com intervalo de 8 semanas da 2ª dose).
A aplicação da 4ª dose nos será realizada nas três unidades do Pronto Atendimento 18 Horas localizadas no Conjunto Flamingos, Zona Sul e Jardim Petrópolis, das 14h às 20h, de segunda a sexta. Aos sábados e domingos, os atendimentos serão no Laboratório Municipal de Análises Clínicas, na Rua Atingau, ao lado da UPA 24Horas, das 19h às 23h. A prefeitura disponibilizou no site um formulário de atendimento aos critérios de imunossuprimidos 3ª e 4ª dose que deve ser preenchido pelo médico que realiza o acompanhamento do paciente. O formulário serve como comprovante e deverá ser apresentado no momento da vacinação, juntamente com os demais documentos (Cartão SUS, CPF, documento com foto e comprovante de residência).
GRUPO
O grupo que será atendido com a quarta dose da vacina contra Covid inclui pessoas com alto grau de imunossupressão, imunodeficiência primária grave, pacientes de quimioterapia para câncer, transplantados de órgão ou de células tronco em uso de drogas imunossupressoras, pessoas com HIV/Aids, usuários de corticoides, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.