CIDADES

min de leitura - #

Arapongas registra 3,9% de índice de infestação do Aedes Aegypti

Da redação

| Edição de 17 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas, apresentou o resultado do primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRA) de 2017. O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 9 de março e apresentou um índice de 3,9%.
Segundo Aparecida de Oliveira, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, o índice é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como de médio risco para epidemia. O tolerado, segundo a OMS é até 1%.
Contudo, neste ano epidemiológico, Arapongas registrou apenas dois casos de dengue , um importado e outro autóctone, quando a doença é adquirida no município.
Ela acrescenta que durante este último LIRA foram vistoriados cerca de 2 mil imóveis em diversas regiões da cidade, sendo que o bairro que apresentou o maior número de focos foi o Conjunto Águias, com uma média de 5% dos imóveis vistoriados.
Finalizando, a coordenadora acrescenta que as ações de combate à dengue prosseguem e devem envolver tanto os agentes de endemias, como a própria população, que deve se empenhar cada vez mais em ações preventivas a serem adotadas em seu cotidiano.
“Neste caso as ações continuam sendo as mesmas, ou seja, eliminar todo e qualquer objeto que possa acumular água, diminuindo assim as condições favoráveis para a proliferação do mosquito transmissor da Dengue", alertou Aparecida.