CIDADES

min de leitura - #

Arapongas reinaugura centro que vai abrigar Cozinha Escola Municipal

Da Redação

| Edição de 30 de junho de 2022 | Atualizado em 30 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Arapongas reinaugura centro que
vai abrigar Cozinha Escola Municipal

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura  inaugurou ontem a reforma e ampliação do Centro de Referência Nutricional de Arapongas (Cerena). O espaço foi totalmente reformulado e passa a abrigar a primeira Cozinha Escola Municipal do Paraná. O projeto piloto é pioneiro e vai atuar na formação de mão de obra e incentivo à geração de renda sob a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan).

O ato contou com a presença do prefeito Sérgio Onofre, vice-prefeito Jair Milani, da secretária da pasta, Niele Melo, deputado estadual Cobra Repórter e do chefe regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) - Núcleo Apucarana, Antônio Biral Filho. 

A Cozinha Escola vai ofertar aulas de gastronomia, confeitaria e panificação, voltadas principalmente para as famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas nos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS’s) do município. Além disso, as vagas ociosas poderão ser destinadas aos demais membros da comunidade local. Os cursos serão implementados através de parcerias com chefs, confeiteiros e padeiros locais, da Sesan, do Sesc, Senar, Sesi, Senac e Sebrae. 

A obra contou com recursos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedu), através de convênio no valor de R$ 350 mil. Já a verba para a compra dos equipamentos da Cozinha Escola foi viabilizada através da Secretaria de Estado da Agricultura (Seab), com o secretário Norberto Ortigara. O valor do investimento foi de R$ 160 mil. A solicitação de ambos os recursos teve o apoio direto do deputado estadual Cobra Repórter. 

“A Sesan e o Cerena passaram por uma grande transformação. Agora, com a cozinha escola, vamos avançar, dando suporte para a capacitação profissional e geração de renda. Foram muitas etapas e muitas pessoas envolvidas para a concretização deste sonho”, afirmou Niele Melo. 

Segundo ela, Arapongas elaborou também o 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O documento possibilita aumento de pontuação junto ao Ministério da Cidadania e Desenvolvimento, o que facilita o acesso à verbas da esfera federal. 

Sérgio Onofre mencionou a capacidade de atendimento do Cerena e fortalecimento das ações. “Por dia, são distribuídos de 8 a 10 mil pães, além das bebidas de soja para a população e entidades beneficentes. E também a compra e distribuição dos benefícios da cesta básica e do leite em pó, o Programa Leite do Idoso, para as pessoas em situação de vulnerabilidade social selecionada pela Assistência Social. Agora, com as capacitações através da Cozinha Escola Municipal, teremos ferramentas para transformar pessoas em profissionais da gastronomia, favorecendo ainda mais as famílias”, disse.