O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSD), anunciou nesta sexta-feira (10) a implantação do modelo cívico-militar em mais três colégios estaduais da cidade: Júlia Wanderley (centro), Irondi Pugliesi (zona sul) e Racanello Sampaio (Vila Araponguinha).
O anúncio foi feito durante a solenidade de apresentação oficial dos novos guardas municipais de Arapongas (GMA). Atualmente, Arapongas conta com outros três colégios estaduais funcionando no modelo cívico-militar: Marquês de Caravelas, Walfredo Silveira Correa e Francisco Ferreira Bastos.
“Nós ganhamos mais três colégios cívico-militares. Os trâmites necessários serão tomados. É isso que queremos para a nossa cidade. Um ensino de qualidade e que resgate valores importantes, tanto na rede municipal quanto na rede estadual”, disse. Sérgio Onofre esteve reunido ainda nesta sexta-feira com diretores e representantes dos três colégios para o anúncio formal. O encontro contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Nickenig (PSD).
A rede municipal de Arapongas também conta com duas escolas com a disciplina cívico-militar: Doutora Maria Hercília Horácio Stawinski – a primeira instituição do Paraná a adotar o modelo de ensino - e Alzira Horvatich, na região do Conjunto Flamingos. A proposta da gestão é de também implementar a disciplina na Escola Municipal Enzo Daleffe, na região do Jardim Caravelle, a partir de 2024.
“A disciplina cívico-militar tem o poder de mudar positivamente uma geração, com disciplina e respeito. Aqui em Arapongas, na rede municipal, este modelo de ensino tem dado muito certo. Queremos que nossos alunos municipais saiam do ensino fundamental e possam dar continuidade com esta grade curricular na rede estadual”, assinalou.
GUARDA MUNICIPAL
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) realizou, nesta sexta-feira, no Cine Teatro Mauá, a apresentação oficial dos novos guardas municipais de Arapongas (GMA) que passam a integrar o efetivo. Ao todo, 13 novos GMs, sendo 11 homens e duas mulheres, foram convocados após aprovação no último concurso público, realizado em 2019.
Com as novas incorporações, o efetivo da Guarda Municipal de Arapongas passa a ter 94 integrantes. O evento abriu também o Curso de Formação, que contará com grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), além de apresentações em grupo, treinamentos e demais atividades. Conforme a Sestran, o curso conta com carga horária de 1.070 horas, com uma duração de quatro meses.
“Arapongas ganha muito com a vinda dos novos GMs. Daqui quatro meses, com a conclusão do curso, estarão aptos para somar com a segurança pública municipal”, disse o secretário municipal de Segurança, Paulo Argati. Esta será a 4ª turma de Formação de Guardas Municipais de Arapongas.
O prefeito Sérgio Onofre reforçou a importância da integração, disciplina e investimentos para uma boa efetividade da segurança pública. “A qualidade da atuação desses novos GMs, certamente, será tão boa quanto a dos nossos GMs mais antigos. A troca de experiência será fundamental neste processo. Além disso, a integração de todas as Forças de Segurança tem dado bons resultados à segurança pública de Arapongas”, salientou.