CIDADES

min de leitura - #

Arapongas vai adotar ensino de Libras na rede municipal

Da Redação

| Edição de 14 de dezembro de 2022 | Atualizado em 14 de dezembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Arapongas vai adotar ensino 
de Libras na rede municipal

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Buscando um ensino mais inclusivo, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Arapongas com o apoio do curso de Design Gráfico da Universidade Estadual de Londrina (UEL), desenvolveu o projeto “Libras na Escola”, para incluir o ensino da linguagem no ensino fundamental. A linguagem em Libras será integrada como disciplina a partir de 2023 de forma gradativa nas escolas.

O projeto consiste na aplicação de atividades específicas da linguagem gestual-visual, fomentando o aprendizado bilíngue. A apresentação do porjeto foi feita ao prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre. 

“Apoiamos desde o início a iniciativa, buscando fortalecer ainda mais a inclusão educacional dos nossos alunos com surdez, bem como aprimorando esta importante linguagem para os alunos ouvintes e professores”, comenta o prefeito.

A linguagem em Libras será integrada como disciplina a partir de 2023. Todo o trabalho será desenvolvido por meio do Centro Municipal Especializado (Cemear), tendo como base o ensino de Libras no cotidiano dos alunos ouvintes como segunda língua.

Para a aprendizagem, os estudantes ouvintes desenvolverão técnicas através de atividades práticas, com execução de sinais e acompanhamento de professores especializados, utilização de materiais didáticos - livros, apostilas, DVD’s, vídeos, dicionários digitais ou manuais. “Visando atender de forma adequada a alfabetização em Libras dos alunos ouvintes, a proposta é desenvolver atividades educativas lúdicas, através de vídeos com histórias infantis, com tradução em Libras, além de outros métodos disciplinares”, pontua a coordenadora do Cemar, Kátia Messerlian. A metodologia de aprendizagem deve contar também com jogos-da-memória, dominó, adivinhações, bingo de letras, associação de ideias, encaixe com alfabeto em Libras, entre outros. 

A implementação da disciplina será feita de maneira gradativa nas escolas municipais – iniciando com os estudantes dos 1º, 2º e 3º anos (a partir de 2023). Já com os estudantes dos 4º e 5º anos, a partir de 2024. Além dos alunos, os professores da Rede Municipal e demais funcionários da Prefeitura Municipal também participarão da metodologia de ensino. 

A secretária da pasta, Cristiane Rossetti, também celebrou mais este avanço para a área da educação. “É um trabalho em conjunto que mostra a competência e vontade dos nossos profissionais. Estamos entusiasmadas com mais este passo”, frisou. 

PILOTO

Ainda conforme a Semed, anteriormente um projeto piloto com a mesma proposta foi iniciado em quatro escolas municipais com estudantes dos 1º aos 3º anos.