CIDADES

min de leitura - #

Araponguense de 68 anos é 2ª vítima de dengue no Estado

Da Redação

| Edição de 29 de março de 2022 | Atualizado em 29 de março de 2022
Imagem descritiva da notícia Araponguense de 68 anos é 
2ª vítima de dengue no Estado

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um morador de Arapongas de 68 anos  é a segunda vítima da dengue no Paraná neste ano. A  morte foi confirmada ontem pela  Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O município de Arapongas tem 195 casos confirmados da doença. 

Na 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Arapongas é o município com maior número de caso.  Na sequência aparece Marumbi (123). Outros municípios com casos registrados são Apucarana (9), Bom Sucesso (3), Borrazópolis (2), Faxinal (7), Grandes Rios (9), Jandaia do Sul (1) e Kaloré (3). 

No atual período sazonal da dengue, que teve início em 1º de agosto de 2021, o Paraná registrou dois óbitos pela doença. O primeiro óbito ocorreu no município de Nova Esperança, Noroeste do Estado. Até o momento são mais de 42 mil casos notificados. Só na última semana houve um aumento de 77% de casos confirmados e mais de 81% de casos autóctones, ou seja, quando a dengue é contraída no município de residência. 

Diante do cenário atual, a Vigilância Ambiental da Sesa incentiva por meio das Regionais de Saúde ações de mobilização da população quanto à remoção mecânica de focos, bem como ações educativas em parceria com instituições públicas e privadas em todo o Estado. A secretaria acompanha a situação e reforçará o suporte técnico aos municípios para conter a doença.