CIDADES

min de leitura - #

Arborização de Ivaiporã ganha reconhecimento internacional

Da Redação

| Edição de 10 de abril de 2023 | Atualizado em 10 de abril de 2023
Imagem descritiva da notícia Arborização de Ivaiporã ganha reconhecimento internacional

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O trabalho arborização desenvolvido por Ivaiporã acaba de ser reconhecido internacionalmente. O município está entre as vinte cidades brasileiras certificadas pelo programa Tree Cities of The World - Cidade Árvore do Mundo, em português, que é desenvolvido pela fundação norte-americana Arbor Day Foundation, a maior organização sem fins lucrativos dedicada ao plantio de árvores do mundo e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU).

Anualmente, o programa Tree Cities of The World reconhece as cidades comprometidas com as ações de arborização. O certificado, que é referente a 2022, reconheceu 168 cidades de 21 países. Para obter o reconhecimento as cidades devem comprovar que cumprem os 5 critérios exigidos pelo programa, que envolvem responsabilidade, regras, inventário e diagnóstico, orçamento e celebração do Dia da Árvore. 

Segundo a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Denise Kusminski, responsável pela inscrição de Ivaiporã, as ações ambientais enviadas ao programa somam inventário das árvores, gráficos da diversidade e tamanho das espécies, vídeos institucionais, relatórios de atividades de gestão de árvores e as legislações municipais com relação à arborização, como Plano Diretor, Código Ambiental, Código de Posturas e Código de Obras. 

“Estamos muito felizes pelo reconhecimento como Cidade Árvore do Mundo, porque comprova o nosso comprometimento com a sustentabilidade do município. A gestão Carlos Gil e Marcelo Reis tem se dedicado muito à preservação do meio ambiente. Mas precisamos do envolvimento da população para que possamos continuar a cuidar das árvores”, declarou Denise Kusminski.

O prefeito Carlos Gil afirmou que o reconhecimento estimula especialmente as equipes do Departamento de Meio Ambiente a cuidar do patrimônio ambiental. “O certificado aumenta a nossa responsabilidade e o comprometimento com a sustentabilidade, porque o mundo foca as mudanças climáticas, o que inclui a conservação de áreas verdes. Por outro lado, comprova que a gestão cumpre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS], que fazem parte da chamada Agenda 2030 da ONU – composta por 17 Objetivos”, associou Carlos Gil. 

CONGRESSO

Em setembro, Maringá sediará o Congresso Nacional de Meio Ambiente e, conforme antecipado pelo secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas, as 20 Cidades Árvore do Mundo, certificadas no Brasil, serão homenageadas – inclusive Maringá, que também foi reconhecida pelo 2º ano seguido. 

Programas envolvem áreas urbanas e rurais

A prefeitura de Ivaiporã desenvolve uma série de programas relacionados à arborização urbana e também recuperação de mata nativa. O município conta com um Viveiro Municipal responsável por uma produção de 17 mil mudas nos últimos dois anos que são usadas tanto na arborização urbana – há um projeto de renovação em andamento – quanto em áreas nativas.

Um dos programas de reflorestamento de área nativa envolve a recomposição de mata ciliar e recuperação de nascentes. Implantado na primeira gestão do prefeito Carlos Gil, o Cultivando Água Limpa foi apresentado no final de março a prefeitos de todo país durante a Marcha à Brasília.

Outro projeto de reflorestamento em andamento envolve o plantio de 1,9 mil árvores de espécies nativas em uma área de 48 mil metros quadrados na Mata do Placídio. Resquício da Mata Atlântica no município, o bioma é uma das áreas unidades de preservação mantidas pela prefeitura. A outra é a Estação Ecológica Faian, que tem plano de manejo em fase de elaboração.

A soma das ações também tem reflexo no ICMS Ecológico. Entre 2018 e 2022, o volume de recursos repassados ao município triplicou, passando de R$ 376,8 mil para mais de R$ 1,1 milhão.