O Arco e Flecha é um esporte que que combina habilidade física, concentração mental e técnica. Em Ivaiporã, a modalidade é praticada por 20 crianças e adolescentes no Centro da Juventude, mantido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
João Pedro Pereira, coordenador do Centro da Juventude, explicou que as aulas são oferecidas às sextas-feiras em parceria com a Atafi (Associação de Tiro com Arco e Flecha de Ivaiporã). “A prática do Arco e Flecha oferece uma variedade de benefícios físicos, mentais e sociais para crianças e adolescentes, contribuindo para o desenvolvimento integral e bem-estar”, afirmou o coordenador.
O tesoureiro da Atafi, Dirlei Matos, afirmou que a modalidade ajuda crianças, adolescentes e adultos com problemas de respiração e concentração, além de contribuir para a disciplina. “É uma modalidade esportiva bastante completa, porque auxilia no desenvolvimento físico, concentração, foco, disciplina, socialização e na saúde mental, além de ensinar a lidar com a frustração e a perseverança diante das dificuldades”, exemplificou.
Emanuele Prestes, frequentadora do Centro da Juventude, demonstrou habilidade com o Arco e Flecha. “Acho muito bacana, porque é um esporte diferente. Por isso, espero participar de grandes campeonatos”, afirmou a pequena atleta.