Famílias do assentamento Novo Mundo, em Mauá da Serra, receberam no final de semana, os títulos de propriedade da terra. São 44 documentos, 42 definitivos e dois provisórios, entregues na sede do assentamento.
O assentamento Novo Mundo foi criado em 1999 com 64 unidades familiares instaladas em uma área total de 321,27 hectares. O título definitivo, entregue pelo governo federal ao casal de agricultores Roberto Bento de Siqueira, 46 anos e Sidineia de Jesus Rocha Siqueira, de 45, chegou em boa hora. No lote, explorado pelo casal, com a ajuda dos filhos, a fruticultura é a atividade principal, com destaque para a produção de caqui e pêssego. A família tem um caminhão próprio que leva a produção para comercialização no Ceasa de Londrina.
Assentada desde 2001, a família está bastante otimista com o título de propriedade definitiva da terra. “Chegamos aqui e começamos tudo do zero. Com o documento em mãos, temos melhores condições para ter acesso a financiamento bancário, por exemplo. Agora essa terra é nossa e vamos continuar ainda mais fortes nela”, diz Sidineia.
Presente na cerimônia, o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Geraldo Melo Filho, destacou se sentir honrado em entregar os títulos definitivos às famílias. “É a concretização de um sonho, uma história de vida dessas pessoas que estão aguardando há mais de 23 anos serem de fato, donas de suas terras”, disse o presidente.
Além do presidente do Incra, o evento contou com a presença do superintendente regional do Incra/PR, Robson Luís Bastos, do prefeito de Mauá da Serra, Hermes Wicthoff, vereadores e outras autoridades.