CIDADES

min de leitura - #

Aula ambiental reúne crianças no Bosque Municipal

Fernando Klein

| Edição de 26 de janeiro de 2023 | Atualizado em 26 de janeiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Aula ambiental reúne crianças no Bosque Municipal

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Para marcar o Dia Mundial da Educação Ambiental, crianças da rede municipal de ensino de Apucarana participaram ontem de uma visita guiada ao Bosque Municipal. Os alunos, entre 4 e 10 anos de idade, também assistiram a uma peça de teatro de fantoches sobre a importância da preservação do meio ambiente.

O secretário Gentil Pereira afirma que a iniciativa, além de comemorar o Dia Mundial da Educação Ambiental, ocorre também na semana de aniversário de Apucarana. O município comemora 79 anos neste sábado (28).

“Os biólogos da secretaria mostraram o bosque e também os animais para as crianças. O teatro de fantoches foi uma ideia que tivemos para falar da importância da preservação ambiental”, disse.

Ele afirma que a Prefeitura tem planos para o local. “Fizemos intervenções para melhorar o Bosque Municipal, que está muito bonito, e temos um projeto de expansão para trazer novos animais e aves”, assinala.

Gentil destaca a importância do trabalho de educação ambiental com as crianças. “Temos uma educadora ambiental, cedida pela Autarquia Municipal de Educação, que fica permanentemente no Bosque Municipal. A gente recebe muitas crianças de Apucarana, mas também de municípios da região”, observa. Segundo ele, mais de 36 mil pessoas visitaram o local apenas em 2022.

Além do passeio no final das férias escolares, as crianças também aprenderam a importância de preservar o meio ambiente, evitando jogar lixo nos rios e nas matas. Ana Júlia Cândido Coutinho, de 9 anos, foi uma das visitantes. “Gostei que falaram bastante da natureza e foi um aprendizado. Aprendi que não pode jogar lixo no chão”, disse.

Luana Coutinho Machado, de 10 nos, também curtiu o passeio. “Eu aprendi que não pode jogar lixo nos rios e no chão, e também não pode cortar as árvores”, acrescentou. 

Tainá Vitória Godoy, de 6 anos, fez questão de dar seu depoimento. A pequena disse que aprendeu sobre a importância de não jogar lixo o chão e cuidar da água dos rios. Ela também gostou muito de ver os bichos. “Gostei do macaco e do coelho, que é muito fofinho”, afirmou. (FERNANDO KLEIN)