Cinco meses após a suspensão das atividades letivas presenciais, devido ao risco de transmissão do novo coronavírus, a Autarquia Municipal de Educação (AME) de Apucarana se tornou referência em modelo de aula à distância e, a partir da próxima segunda-feira, vai disponibilizar as videoaulas também em TV aberta, por meio do canal 11.3, reforçando os conteúdos do primeiro e do segundo bimestres.
Segundo a secretária de educação Marli Fernandes, a AME firmou uma parceria com a empresa Google for Education, para a utilização do aplicativo Google Classroom, que facilitou bastante a comunicação entre professores e alunos. “A novidade agora é que finalizamos o processo licitatório que permitirá ainda a transmissão das aulas por meio da TV aberta, garantindo que todas as crianças, mesmo aquelas que não têm acesso à internet, recebam os conteúdos no formato de vídeo,” revela Marli Fernandes.
O modelo adotado em Apucarana tem sido procurado por diversos municípios do Estado. Mais de 70% dos alunos vêm acessando regularmente o aplicativo Google Classroom para assistir às videoaulas e cumprir as tarefas disponibilizadas pelos professores.
Ao mesmo tempo, os centros infantis (CMEIs) e escolas enviam as mesmas matérias, porém na versão transcrita, aos estudantes que têm acesso limitado à internet.
Segundo Marli, apesar de todos estarem vivenciando um ano letivo atípico, as crianças não ficaram um dia sequer longe da aprendizagem. “No último encontro presencial que tiveram, em 20 de março, os professores já encaminharam uma série de atividades aos alunos, para que eles pudessem dar continuidade aos estudos em casa. Nós achamos que a questão sanitária seria resolvida mais rapidamente, porém não foi o que aconteceu”, explica a secretária.
Dois estagiários, da área de Tecnologia da Informação, foram destacados para auxiliar as unidades de ensino e as famílias dos alunos na instalação e configuração do aplicativo Google Classroom. Os atendimentos geralmente acontecem por contato telefônico, porém, em casos mais específicos, eles podem ir até a escola ou casa do estudante.
As aulas remotas são destinadas às turmas de Pré 1 ao 5° Ano. As crianças matriculadas nos CMEIs também são contempladas com atividades, mas estas são mais lúdicas e menos frequentes.
No dia 3 de julho, a iniciativa apucaranense foi apresentada na webserie “Boas Práticas da Gestão”, promovida pela plataforma Conviva Educação. “Nós ficamos muito felizes porque a nossa experiência foi considerada digna de servir de modelo para outros municípios. Isso significa que estamos no caminho correto”.