CIDADES

min de leitura - #

Avenidas ganham travessias elevadas

Da Redação

| Edição de 13 de maio de 2022 | Atualizado em 13 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Avenidas
ganham travessias elevadas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Visando garantir a segurança de pedestres e controlar o excesso de velocidade dos veículos, o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), implantou travessias elevadas em dois pontos críticos em trechos urbanos de rodovias.

Na Avenida Minas Gerais, na região Leste, o equipamento substitui uma antiga lombada nas imediações da Praça Melvin Jones, na região da Vila Nova. “Este quebra-molas já estava bastante desgastado e não cumpria efetivamente com sua função. Além de critérios técnicos, a instalação desta travessia elevada atende a um clamor de comerciantes e moradores desta região”, justifica Carlos Mendes, diretor-presidente do Idepplan.

O trecho atendido conta ainda com um ponto de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo. “A Avenida Minas Gerais é a via com maior número de atropelamentos de Apucarana e esta travessia elevada vai garantir maior segurança aos pedestres na transposição da via”, assegura Mendes.

Já na Avenida Governador Roberto da Silveira, região Oeste, a travessia elevada foi construída nas imediações de uma loja de materiais de construção, próximo ao cruzamento com a Rua Vivaldos José Teixeira, proximidades do Jardim Paineiras. “É um trecho que conta com inúmeras empresas e um ponto de ônibus também bastante utilizado. A travessia elevada vai garantir maior segurança aos pedestres e contribuir para a redução da velocidade por parte dos veículos, que era bastante acentuada neste trecho”, pontuou Carlos Mendes, diretor-presidente do Idepplan, reforçando que o equipamento também era uma reivindicação popular.

O prefeito Júnior da Femac pede que os usuários redobrem a atenção ao passar pelas novas travessias elevadas. “Tudo que é novo necessita de um período de adaptação. Os locais estão devidamente sinalizados, mas é importante uma atenção maior para que se garanta a segurança de todos”, solicitou o prefeito.

Na semana passada outras regiões de Apucarana com grande fluxo de pedestres ganharam travessias elevadas. Foram instalados equipamentos em seis pontos.