CIDADES

min de leitura - #

Bairro 'adota' nascentes em Arapongas

Da Redação

| Edição de 07 de novembro de 2015 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

EDITORIA DE CIDADES

ARAPONGAS

Em Arapongas, um projeto social está incentivando a proteção ao meio ambiente e mudando a rotina de moradores do Residencial Araucárias II, que adotaram duas nascentes próximas ao bairro.

Imagem ilustrativa da imagem Bairro 'adota' nascentes em Arapongas
a

As famílias participaram de um projeto social-ambiental, que abrange as famílias beneficiadas pelos Programa Minha Casa Minha Vida. O Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), estabelecido pelo Ministério da Ação Social, tem como objetivo a integração dessas famílias, intervindo em ações nos locais próximos da moradia.

Próximo ao residencial, existem duas nascentes que desaguam no Rio Pirapó, que abastece cidades vizinhas. Essa condição é que motivou a escolha do projeto. Além de retirar lixo e entulho despejado no local, os moradores plantaram mudas de árvores nativas para recuperar a mata ciliar e vão colocar uma cerca para impedir novos despejos irregulares

Nessa parceria das secretarias da Assistência Social e da Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, os moradores também passam por palestras de conscientização para que a área se torne importante dentro da comunidade. A meta também é recuperar o espaço.

"Foram plantadas várias espécies nativas e frutíferas, tanto para alimentação das aves quanto da população", explicou o técnico agrícola Ariovaldo Rodrigo de Oliveira .

A equipe Seaspma, que conta também com a gestora ambiental Salete Roveri Alves, presta orientações técnicas de manejo e cuidados periódicos necessários. Da secretaria de Assistência Social, participam do projeto a diretora Lorraini S. Teixeira Petrelli, a coordenadora Érica Regina do Carmo Jardim e o assistente social Mauro César Alves da Silva.