CIDADES

min de leitura - #

Bandidos ‘fecham’ Rosário do Ivaí

Cindy Annielli

| Edição de 24 de novembro de 2015 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Moradores do município de Rosário do Ivaí passaram momentos de terror sob a mira de uma quadrilha fortemente armada, no fim de semana. No ímpeto de roubar as agências do Banco Bradesco e dos Correios, bandidos alvejaram o destacamento da Polícia Militar (PM), invadiram uma lanchonete e até interromperam uma festa de casamento. Apesar da ação cinematográfica, ninguém ficou ferido e o grupo fugiu sem levar nada, afirma a Polícia Civil. Até o fechamento desta edição, a polícia ainda ouvia testemunhas na busca por pistas que levem até os dos bandidos.

Imagem ilustrativa da imagem Bandidos ‘fecham’ Rosário do Ivaí

Passava da meia-noite de domingo quando os primeiros disparos foram ouvidos na cidade. O delegado Antônio Silvio Cardoso, apurou que o grupo era formado por pelo menos 15 homens fortemente armados com fuzis e pistolas. Eles se distribuíram em vários pontos da cidade monitorando ruas de acesso ao município, destacamento da PM e principalmente o centro.

O primeiro alvo foi o destacamento da PM. A equipe foi surpreendida com vários tiros enquanto outro grupo formado por sete comparsas invadia o Banco Bradesco. Caixas eletrônicos e o cofre central foram danificados, mas nada foi levado. A polícia informou que os bandidos ainda tentaram dinamitar os estabelecimentos, no entanto, houve uma falha no detonador do explosivo. O esquadrão antibombas de Curitiba esteve no local para retirar os artefatos.

Testemunhas relataram ainda que bandidos armados saíram a procura do gerente do banco e invadiram uma petiscaria e o salão da igreja matriz, que fica em frente à agência, onde acontecia uma festa de casamento. Todos os convidados teriam sido rendidos - seriam mais de 200 pessoas - e obrigados a formar um cordão humano, no entanto, o delegado não confirmou a versão.

Outra parte do bando também tentou arrombar o cofre da agência dos Correios, mas também não conseguiu abrir o cofre. Vários tiros foram disparados em carros e moradias. Na parte superior dos Correios, por exemplo, uma moradora acendeu a luz da sala ao escutar a movimentação e foi surpreendida por tiros que quebraram o parapeito de vidro e uma janela.

Na fuga, os criminosos roubaram uma caminhonete e levaram dois reféns e seguiram sentido a localidade de Água Amarela, que dá acesso ao município de Reserva. As vítimas foram obrigadas a ficar sobre o capô dos veículos e liberadas na sequência.

Quadrilha abandona veículos em várias cidades

Ontem polícia continuava seguindo os rastros deixados pelos bandidos e acredita que esta não foi a primeira vez que eles agiram em Rosário do Ivaí. “Acredito que seja a mesma quadrilha que tentou agir no município há cerca de 20 dias”, reitera o delegado Sílvio Cardoso.

Cardoso aponta a falta de estrutura dos municípios pequenos como o fator preponderante para a ação de quadrilhas. “O fator principal é que as cidades têm número menor de policiais e estão distantes dos grandes centros, o que causa demora quando o apoio é acionado”, avalia.

Por outro lado, o delegado confia que os envolvidos serão identificados. “A polícia está conseguindo identificar e prender essas quadrilhas”, assinala.

Ontem a polícia localizou diversos veículos usados pelos bandidos na fuga. Um Hyundai HB-20 incendiado foi localizado em uma ponte, próximo ao distrito de Campineiro do Sul em Rosário do Ivaí. Um Chevrolet Agile foi encontrado próximo a cidade Imbaú juntamente com um VW Voyage e um Toyota Corolla, de Kaloré, roubado durante a ação, foi abandonado em Ortigueira. A polícia também confirmou a localização de um Chevrolet Vectra também em Ortigueira com resquícios de materiais explosivos.