CIDADES

min de leitura - #

Bombeiros alertam para os riscos de afogamentos

Renan Vallim

| Edição de 09 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Em pouco mais de uma semana, duas pessoas morreram afogadas na região. Os casos colocam as autoridades em alerta, já que, com o aumento das temperaturas, muitas pessoas buscam o lazer próximo a locais com água, como piscinas, clubes, praias, lagoas e represas. O Corpo de Bombeiros orienta tomar cuidado nesses locais.

Imagem ilustrativa da imagem Bombeiros alertam para os riscos de afogamentos


O afogamento mais recente na região ocorreu na tarde de anteontem, em uma propriedade rural próximo ao distrito de Correia de Freitas, na zona sul do município de Apucarana. Anízio Morais, de 54 anos, estaria pescando na represa que existe dentro da propriedade quando teria jogado a rede de pesca e se enroscado nela, caindo na água.
O corpo foi resgatado por uma equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Apucarana no início da noite, na mesma data do acidente. O corpo de Anízio Morais foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de necropsia.
O outro caso aconteceu na semana passada. O adolescente Leonardo Klehm Cubas, de 14 anos, estava com mais dois amigos brincando em um córrego conhecido como ‘Tancão’, próximo ao Jardim Casa Branca, quando acabou se afogando. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas o garoto já estava sem vida.

ORIENTAÇÕES
O sargento Marcos Camilo Alves, do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) de Apucarana, alerta para o aumento de ocorrências desta natureza. “Com as temperaturas aumentando, cresce o número de pessoas que buscam se refrescar em locais com água. Com isso, deve-se redobrar também a atenção”.
Segundo ele, medidas simples podem ser tomadas para que tragédias não aconteçam. “A primeira recomendação é sempre manter crianças sob vigilância. Não perdê-las de vista é muito importante. Também deve-se evitar saltos, sobretudo em represas e rios, pois um erro de cálculo pode fazer com que a pessoa se choque contra o fundo, o que pode ser fatal”, diz.
O bombeiro lembra os adultos de não abusarem das bebidas alcoólicas em locais como estes. “Outra recomendação é nunca adentrar sem um prévio conhecimento do local. Em rios, por exemplo, uma correnteza mais forte pode provocar acidentes. Já nas praias, existe a corrente de retorno, que pode levar a pessoa para o fundo. Por isso, é importante identificar onde ficam os guarda-vidas e, se possível, pegar informações sobre a situação do mar. Evitar locais fundos também é essencial”.
Já em barcos, a norma é sempre utilizar coletes salva-vidas e demais equipamentos de segurança. Mas, caso aconteça um acidente, a recomendação é ligar para a emergência imediatamente. “Não se deve entrar para tentar salvar. Sem preparo para realizar o salvamento, a pessoa pode se tornar mais uma vítima”, afirma o sargento Camilo.