CIDADES

min de leitura - #

Bombeiros fazem treinamento em altura

Aline Andrade

| Edição de 08 de abril de 2022 | Atualizado em 08 de abril de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Bombeiros de Apucarana, Arapongas, Jandaia do Sul e Mandaguari se reuniram nesta sexta-feira (8) no centro de Apucarana, para realizar um treinamento de salvamento vertical. A simulação foi feita a partir da caixa-d’agua da Sanepar, a cerca de 40 metros de altura, levando uma suposta vítima até o quartel dos bombeiros.

De acordo com o aspirante Victor Benjamim Vieira Moura, o treinamento realizado nesta sexta, finaliza um ciclo de seis semanas de instruções realizadas nos quarteis. Nesta sexta, as tropas de todos os postos da região se reuniram.

“Estamos finalizando este ciclo com a instrução de acesso por corda. Se alguém da comunidade precisar deste tipo de apoio, é importante que nossa tropa esteja com esse conhecimento a pronto emprego, por isso, eles subiram até a torre e realizaram esta manobra conosco, uma manobra extremamente segura, baseada nas novas normas que tratam de resgate vertical e também está dentro de todos os nossos procedimentos operacionais padrão. A ação foi realizada com apoio do escritório regional da Sanepar, que disponibilizou o espaço para que o treinamento pudesse ser feito”, disse Moura.

Segundo o aspirante, a manobra realizada durante o treinamento é complexa e pode ser utilizada sempre que houver uma vítima de difícil acesso e remoção.

“Essa simulação é de uma vítima em um tanque ou em um poço, por exemplo, em que eu não tenho uma fácil saída, um fácil acesso, isso a gente encontra muito em indústrias, por exemplo. Muitas vezes, vamos precisar tirar essa vítima do topo de uma chaminé e extrair até o chão de fábrica, retirando-a na vertical”, explicou.

(ALINE ANDRADE)