As fortes chuvas que atingem o sul do Brasil provocaram, novamente, a interdição da BR-376, na tarde de ontem, em trecho entre o Paraná e Santa Catarina. O bloqueio realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi necessário devido o acumulado de chuva que passou dos 50 milímetros nas últimas 24 horas na região. Segundo a PRF, essa condição causa riscos à encosta onde houve o deslizamento no mês passado. Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Guaratuba atingiu ontem 82,8mm de chuva e está sob alerta junto com outros três municípios do litoral paranaense.
A decisão em bloquear o trecho foi tomada em conjunto com a concessionária Arteris Litoral Sul. A retenção dos veículos é realizada no posto da PRF, no km 662, em Tijucas do Sul, no Paraná, e para quem vem de Santa Catarina, no km 1 da BR-101, em Garuva. A previsão inicial é de que o trecho fique bloqueado por pelo menos 24 horas. Até o início da noite, o trecho seguia fechado na expectativa que as condições climáticas permitissem a liberação da pista.
A concessionária informou que segue monitorando as encostas localizadas na área de concessão da rodovia, inclusive onde fica o talude do km 668,7.
BR-277 LIBERADA
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) vai liberar na manhã de hoje uma faixa adicional de tráfego na BR-277, no Litoral, na altura do km 39, um dos locais atingidos por deslizamento de terra nas últimas semanas. A medida é possível após sondagens da encosta mesmo com as fortes pancadas de chuva e neblina registradas na região.
A liberação vai desafogar o trânsito de veículos, que permanecerá em duas faixas somente entre os km 41 e km 42.