Representantes do Departamento de Agricultura da Prefeitura de Ivaiporã, Sebrae e do Escritório Municipal e Regional do IDR se reuniram com os produtores da Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga, em Ivaiporã, com o objetivo de debater sobre a Indicação Geográfica – denominada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como registro conferido a produtos ou serviços que são característicos da área de origem.
O objetivo do encontro é preparar os produtores para estabelecer um registro para o café produzido no distrito.
Durante a reunião, o agrônomo Marcos André Collet, que é consultor do Sebrae, afirmou que o café do Jacutinga apresenta ótimas chances de ser reconhecido com a Indicação de Procedência devido à qualidade da produção. “Desta forma o café do Jacutinga seria destaque no Estado, bem como no Brasil e no exterior”, opinou o consultor do Sebrae.
A próxima etapa dependerá da Associação da Agricultura Familiar, que ficou de realizar outra reunião entre os associados. Caso os associados entrem em consenso, a Indicação Geográfica poderá se pleiteada ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial.