CIDADES

min de leitura - #

Cafeicultora de Apucarana produz o melhor café do PR

Da redação

| Edição de 11 de dezembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prêmio conquistado pela cafeicultora apucaranense Solange Aparecida Araújo, 1º lugar na categoria café natural no 19º Concurso Café Qualidade Paraná 2021 consolida a expertise dos produtores de Apucarana e comprova que o município possui uma condição climática excelente para este tipo de cultura. Apesar de produzir café há quatro anos, Solange é conhece bem a lida no campo. 

O pai cultiva café e outras frutas há mais de 50 anos, na localidade conhecida como “Serrinha”, próximo do distrito de Pirapó. Ela conta que sempre morou no sítio, mas aos 20 anos decidiu ir trabalhar na cidade e morou nos estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Cansada do stress da cidade grande, Solange retornou para Apucarana, adquiriu uma propriedade ao lado do sítio do pai e deu início ao trabalho na terra. 
“Vendo o amor que ele tinha pelo café, e depois de um tempo trabalhando em outros estados, decidi voltar para o campo. Trabalhar no campo é o que me faz feliz. O corpo fica cansado, mas a mente fica em paz”, ressalta a cafeicultora que já carimba sua produção para o mundo, uma vez que boa parte do que ela produz é exportado para Austrália.
E na propriedade de Solange não é só o café o protagonista. Lá ela produz uma imensa variedade de frutas, entre as quais, uva, manga, laranja, poncã, tangerina, mexerica, abacate, pitanga, entre outras. “A diversidade ajuda na rentabilidade da propriedade. Porque o café tem colheita anual, já as outras frutas têm diferentes épocas de colheita durante o ano, gerando rentabilidade o ano todo”, comenta.
Segundo a agricultora, há também um grande incentivo do projeto Terra Forte de onde ela conseguiu as mudas de uva. O parreiral de uvas bordô e niágara tem aproximadamente 10 mil metros de área plantada, produzindo 300 quilos anualmente. 

CONCURSO
Solange foi homenageada nesta semana pelo prefeito Junior da Femac. No concurso com 150 participantes de diversas regiões do estado, Solange foi a detentora da melhor nota (86,70), entre os 61 finalistas. “Temos muito orgulho de ter em Apucarana uma agricultora como a Solange Araújo, com a sua disposição de produzir um café de qualidade premiada. Esse reconhecimento gera uma repercussão muito positiva para nossa cidade e chega num momento de retomada do desenvolvimento que vem acontecendo nos últimos anos”, assinala Junior da Femac.
Segundo ele, a premiação do Café Qualidade comprova mais uma vez, a importância histórica da cafeicultura para Apucarana e, ao mesmo tempo, a qualidade do produto e a dedicação dos nossos produtores. O prefeito lembra que Apucarana já agrega 18 cafeterias e um prêmio desse porte, agrega maior valor ao café da cidade alta. 
“Vamos continuar incentivando a cafeicultura que foi a primeira riqueza de Apucarana, com equipamentos, apoio técnico e produção de mudas de qualidade”, enfatiza Junior da Femac.