Com temperaturas batendo na casa dos 30ºC, a procura por ventiladores, climatizadores e ares-condicionados aumenta. A demanda maior por esses equipamentos, que prometem deixar o ambiente mais fresco, começou no início de novembro. O aumento na procura por ventiladores, que é a opção mais barata, chega a 40%. Na outra ponta, o ar-condicionado, que é um produto mais caro, a procura também apresenta alta, porém de forma mais tímida.
A bancária Lucinéia Moreira, 38 anos, saiu ontem para pesquisar preços de ventiladores. “O ar-condicionado não é a melhor opção para mim. O aparelho exige instalação adequada e a casa não é própria, o que compromete a escolha. Vou comprar um ventilador a mais, porque vou receber visitas ”, justifica.
O gerente de uma loja de móveis e eletrodomésticos, de Apucarana, Ricardo Carvalho Pires, nas últimas semanas, cerca de 30% dos clientes que entram na loja procuram algum produtor do setor de ventilação. “A principal opção é o ventilador, por ser um aparelho mais em conta. Caso escolha uma ar-condicionado, o cliente vai pagar, no mínimo, R$1.299, além da instalação”, compara.
Na avaliação de Pires, a demanda maior por ventiladores é reflexo da crise. “Há dois anos, a procura por ar-condicionado era 20% maior”, recorda. Parecer semelhante tem o gerente de vendas de outra loja do ramo, Bruno Firman. “As vendas de ventiladores aumentaram entre 30 a 40%. Já de ares-condicionados caiu cerca de 20%”, calcula.
Firman observa que, no geral, o valor de vendas apresentou queda de aproximadamente 10% em comparação a 2015. “Porém, as pessoas não deixaram de comprar, mas passaram a adquirir produtos mais baratos, ou seja, é o efeito da crise”, afirma.
Por outro lado, o gerente de outra loja de móveis e eletrodomésticos, Robson Gasparin, as vendas tanto de ventiladores quanto de ares-condicionados apresentaram alta. “Os dois produtores registraram aumento nas vendas em cerca de 40% nas últimas semanas. Em comparação a 2015, todas as linhas tiveram um alta nas vendas de 20%”, diz.
Especificamente sobre ventiladores, Gasparin avalia que as vendas foram maiores, porque a loja reforçou o estoque. “No ano passado chegou a faltar produtos, o que não ocorreu esse ano. Também procuramos reabastecer os estoques para as promoções de início de ano”, sublinha.
Segundo, o gerente, vários clientes já passaram para fazer pesquisas de preço em dezembro e no começo desta semana. “Eles esperam pelas promoções do começo de ano”, comenta.