CIDADES

min de leitura - #

Campeonato de Fanfarras reúne 2,5 mil músicos de todo estado em Ivaiporã

Ivan Maldonado

| Edição de 23 de setembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Cerca de 2,5 mil músicos participaram ontem, no Ginásio de Esportes Sapecadão, em Ivaiporã, da 27ª edição do Campeonato Paranaense de Fanfarra e Bandas. O evento contou com 39 corporações de todas as regiões do estado. O campeonato teve a parceria da Prefeitura de Ivaiporã e ainda o apoio da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Núcleo Regional de Educação e das escolas do município, que cederam alojamentos para os participantes.

Imagem ilustrativa da imagem Campeonato de Fanfarras reúne 2,5 mil músicos de todo estado em Ivaiporã


José Carlos Gonçalves, presidente da Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas, destacou o apoio do prefeito Miguel Roberto do Amaral (PSDB) por mais uma vez receber o campeonato. Ele também enfatizou a importância dos municípios participarem da competição, que é um incentivo à cultura. “Mais do que competição é a formação educacional de jovens e crianças através da participação nas bandas e fanfarras que dão uma formação complementar, daquela acadêmica feita nas escolas”.
O prefeito Miguel Amaral, disse que o evento, além de promover a cidade, incentiva o intercâmbio entre os integrantes das bandas e fanfarras e o aprimoramento de métodos e técnicas. “Além de todos os integrantes das corporações, recebemos hoje 20 jurados, músicos de mais alto gabarito e até da orquestra sinfônica do Paraná. Quando você atrai essas pessoas desse nível para a cidade, você cria um laço entre as pessoas que gostam de música e vai fortalecer e aprimorar a atividade no município” destacou Miguel Amaral. 
Ainda segundo Miguel Amaral, a opção de Ivaiporã por sediar eventos nas mais diversas áreas faz parte do programa municipal de turismo do município. “Uma das pautas do nosso governo é que Ivaiporã seja reconhecida como a capital de eventos do estado. Estamos no centro do Paraná, temos uma bela cidade, que é geograficamente privilegiada para atrair qualquer evento do estado, com facilidade dos moradores de várias cidades do Paraná estar aqui em, no máximo, três horas”, comenta. 
O músico Luiz Pedro Krul, componente da Orquestra Sinfônica do Paraná e um dos jurados, destacou a importância da competição. “Isso é maravilhoso, porque traz também a criança da periferia, dando uma educação muito importante para a vida toda. A música serve em qualquer profissão, para poder desenvolver a matemática, a física, tudo mais. Abre um horizonte muito grande”, comenta. 
A secretária de cultura Amanda Amaral Rafael fez questão de parabenizar a participação de todos os integrantes das bandas e fanfarras no campeonato, que segundo ela apresentou excelente qualidade técnica. “É um evento que motiva os integrantes das bandas e fanfarras e os enchem de orgulho por estarem representando suas cidades. Independente da classificação, todos que participaram são vencedores e merecem o nosso aplauso”, destaca.