CIDADES

min de leitura - #

Cão que ‘viralizou’em varal tem lista de espera para adoção

silvia vilarinho

| Edição de 08 de dezembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O cãozinho que foi colocado em um balde com água por duas horas e pendurado em um varal em Apucarana deve ganhar um novo lar. O animal segue se recuperando e pessoas de outros três estados estão interessadas em adotá-lo. Chamado de Bob, o poodle faz tratamento contra uma infecção urinária e virou exemplo de uma situação que tem se tornado corriqueira. Só neste ano, foram quase 600 denúncias de maus tratos contra animais. 

O coordenador Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa), Luan Guapuruvu, informou 15 pessoas, incluindo moradores de São Paulo, Rio de Janeiro e até de Salvador querem adotar o cãozinho.
“Hoje ele está bem, se recuperando de uma infecção urinária o que estava gerando um grande desconforto para ele, mas ele já melhorou, está saudável, amistoso e brincalhão. Ele está em processo de adoção, são muitas pessoas interessadas, mas estamos fazendo uma triagem e a expectativa é que ele fique pela nossa região”, explica. 
O poodle foi resgatado no último dia 18, após a prisão em flagrante do dono. O idoso, de 63 anos, publicou imagens cão dentro de um balde, depois pendurado no varal, e justificou que queria ‘ensinar’ uma lição ao cachorro. A história ganhou repercussão nacional, mas está longe de ser um caso isolado.
O número de casos de maus-tratos de animais é grande. Desde janeiro, o centro municipal recebeu 598 denúncias. Muitos destes animais, assim como o cão Bob, estão aguardando um novo lar. 
Atualmente existem no Cemsa, 167 cães e aproximadamente 70 gatos disponíveis para adoção responsável. “Todos os nossos animais estão castrados”, afirma, fazendo um alerta em relação ao período de festas. “Agora com a aproximação do final de ano, as pessoas precisam redobrar os cuidados com os animais, é um período festivo, algumas pessoas ainda têm costume de soltar fogos de artifício, o que assusta os animais, estamos nos aproximando do período de férias também, então cuide do seu bichinho”, finaliza.