CIDADES

min de leitura - #

Cão terapeuta da PM visita escolas e interage com estudantes

Da Redação

| Edição de 30 de novembro de 2022 | Atualizado em 30 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Cão terapeuta da PM visita escolas e interage com estudantes

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Autarquia Municipal de Educação recebeu, na tarde de anteontem, a visita da Cabo Geisi Eli Sorci, da soldado Gleisiane Oliveira da Silva e do cão Deppy, do 10º Batalhão de Polícia Militar do Paraná. Na ocasião, os três apresentaram o projeto Cão Amigo às psicólogas e psicopedagogas do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), que são responsáveis por fazer o acompanhamento dos estudantes que apresentam transtornos emocionais e dificuldades de aprendizagem na rede municipal de Apucarana.

O projeto Cão Amigo foi criado com o objetivo de aproximar a equipe do 10º Batalhão de Polícia Militar e a comunidade, além de contribuir para o bem-estar e o desenvolvimento das crianças. Desde que as atividades começaram, no mês de agosto, o cão Deppy, da raça Australian Shepperd, tem percorrido escolas públicas e unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de diversas cidades do Vale do Ivaí.

Nove alunos da rede municipal de Apucarana conheceram e interagiram com o cão Deppy. “Eles puderam acariciar o pelo do bicho, atirar bolas para que ele fosse buscar e até brincar de ‘vivo ou morto’ com o cão. A partir do que nos foi mostrado na apresentação, percebemos que a terapia ocupacional com animais pode ajudar no desenvolvimento da cognição, da coordenação motora e da percepção sensorial das crianças. Outro diferencial é que as duas policiais responsáveis pelo projeto têm formação na área pedagógica,” afirmou a secretária de educação, Marli Fernandes. 

A partir do próximo ano letivo, o cão Deppy deve começar a visitar periodicamente a rede municipal de educação para atender aos alunos com transtornos emocionais e dificuldades de aprendizagem.