Com a Incubadora Tecnológica em construção na PR-466, o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil (PSD), foi conhecer na última terça-feira (14) as principais soluções inovadoras do Parque Tecnológico de São José dos Campos, em São Paulo.
Na visita, o prefeito estava acompanhado do diretor do Departamento Municipal de Indústria, Comércio, Turismo, Agronegócio, Tecnologia e Inovação da Prefeitura, Alex Fonseca, da vereadora Gertrudes Bernardy (MDB), e do presidente do Comitê de Cidades Inteligentes da Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc), Aleksandro Montanha.
O objetivo da visita técnica foi adquirir informações para serem aplicadas na implantação da Incubadora Tecnológica de Ivaiporã, visando desenvolver a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo no município.
A comitiva de Ivaiporã foi recepcionada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Alberto Marques Mano Filho, que explicou que São José dos Campos é a 1ª Cidade Inteligente do Brasil.
O Parque Tecnológico tem 57 mil m² de área construída num terreno de 188 mil m². É considerado um dos maiores e mais avançados do Brasil no desenvolvimento de negócios relacionados aos setores aeroespacial, automotivo, energético, saúde, têxtil, tecnologia da informação, comunicação e transporte.
Em seguida, o grupo visitou o Nexus – hub de inovação, onde startups colocam em prática ideias inovadoras, e também a Nick Saúde, que oferece soluções digitais para o atendimento e gestão em saúde.
A comitiva conheceu ainda o Centro de Segurança e Inteligência, que utiliza mais de mil câmeras com reconhecimento facial, rastreamento de pessoas, objetos e veículos contribuindo na elucidação de crimes, e também a Geopixel Inteligência Municipal, onde são disponibilizadas soluções inteligentes para prefeituras, como, por exemplo, dados geográficos, cartográficos e tabulares, imagens, fotografias de campo, plantas e documentos.
“Passamos o dia conhecendo o que há de mais tecnológico. A nossa finalidade é viabilizar uma parceria com o Parque Tecnológico, implantar a Incubadora Tecnológica, atrair mais investimentos e tornar Ivaiporã uma cidade com soluções inovadoras”, afirma o prefeito Carlos Gil.
O Nexus, Nick Saúde, Centro de Segurança e Inteligência e a Geopixel Inteligência Municipal, ainda de acordo com o prefeito, despertaram um grande interesse pela variedade de soluções voltadas ao poder público, empresas e cidades.
Segundo Alex Fonseca, do Departamento de Indústria, conhecer o Parque Tecnológico foi um passo muito importante para estimular empresas e startups a colocar em prática projetos em Ivaiporã.