CIDADES

min de leitura - #

Centro Infantil amplia atendimento

EDITORIA DE CIDADES

| Edição de 12 de agosto de 2015 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana, através da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), está ampliando o atendimento na área de pediatria. O Centro de Saúde Infantil, que já possui o ambulatório de risco, passou a contar também com o ambulatório de puericultura. O serviço começou a ser oferecido na semana passada e mensalmente a expectativa é atender cerca de 200 crianças com até um ano de idade.

Para viabilizar o serviço, o Centro Infantil ganhou o reforço de um médico pediatra – Josemir Queiroz – e de três médicos residentes. “Isso ressalta a importância do programa de residência médica em pediatria, conquistado por Apucarana no ano passado. Para implantar o ambulatório de puericultura, recebemos residentes que se formaram na Unioeste, Uningá e Unifenas”, frisa o prefeito de Apucarana, Beto Preto.

O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, afirma que o agendamento das consultas é feito em parceria com o Hospital Materno Infantil. “Toda a criança que nasce em Apucarana já sai com a primeira consulta de puericultura marcada”, observa Kaneta, lembrando que os recém-nascidos, após receberem alta hospitalar, são acompanhados no Centro Infantil. “Com o agendamento automático, as mães já sabem a data que têm que ir ao Centro Infantil, evitando filas e deslocamentos desnecessários”, reforça Kaneta.

O médico Josemir Queiroz afirma que o ambulatório de puericultura é destinado a crianças nascidas “a termo”, ou seja, dentro do prazo e do peso. “Verificamos se houve alguma intercorrência no parto e orientamos as mães quanto a cuidados gerais, como amamentação, alimentação, higiene, acompanhamento vacinal e patologias”, cita, lembrando ainda que, caso seja necessário, são feitos os encaminhamentos para exames e outros procedimentos.

Ontem Josiane Piveta, moradora do Jardim José Mercadante, levou seu filho para o atendimento no ambulatório de puericultura. “A minha preocupação é quanto aos cuidados com a alimentação. O meu filho tem alergia ao leite de vaca e apresentava com frequência alergia e ficava sufocado. Agora, o que ele está aceitando bem é o leite de soja. Por isso, vim buscar mais orientações”, conta Josiane.

A enfermeira Angela Maria Teixeira Azevedo de Campos, coordenadora do Centro Infantil, afirma que os serviços na área de pediatria estão sendo ampliados gradativamente. “Já tínhamos o ambulatório de risco, que atende crianças que nascem prematuramente, com peso abaixo de 2,5 quilos ou que apresentam quadros graves, como doenças congênitas ou hereditárias. Agora contamos com o ambulatório de puericultura e futuramente pretendemos ampliar o trabalho na área de fonoaudiologia”, planeja a coordenadora do Centro Infantil.

De janeiro a agosto deste ano, somente em Apucarana nasceram 1.122 crianças. Para oferecer o atendimento a esse público, Apucarana conta com o Centro de Saúde Infantil, localizado na Rua Miguel Simião (ao lado do prédio da Autarquia Municipal de Saúde).