O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Arapongas está intensificando ações e serviços para reinserção da população de rua ao mercado de trabalho. Segundo informações do serviço especializado, nos últimos 45 dias, quatro pessoas em situação de rua foram reencaminhadas a postos de emprego; com carteira assinada no polo moveleiro e comércio, com intermediação da Agência do Trabalhador.
O coordenador do Centro POP, Emanuel Zanatta destacou que os serviços de encaminhamento fazem parte dos serviços ofertados. “Quando uma pessoa em situação de rua chega ao serviço, a equipe técnica - composta por assistente social e psicóloga, levanta a demanda e oferece o encaminhamento ao mercado de trabalho”, disse.
Ainda conforme Zanatta, o emprego desempenha um papel crucial na superação da situação de rua, oferecendo estabilidade financeira, dignidade e uma oportunidade para a reintegração social. “Ter um trabalho permite à pessoa obter renda regular, possibilitando o acesso a moradia, alimentação e cuidados de saúde. Além disso, o emprego proporciona um senso de propósito e pertencimento, fortalecendo a autoestima e incentivando a construção de um futuro melhor. O ambiente de trabalho também oferece uma rede de apoio social, que é fundamental para a reintegração e manutenção de uma vida fora das ruas”, enfatizou.
CENTRO POP
O Centro Pop de Arapongas atende na Rua Drongo, nº 445 — Vila Cascata. O serviço conta com equipe formada por um assistente social, uma psicóloga, um motorista, um vigilante, dois auxiliares de serviço geral e um coordenador geral.