Em quatro dias, o volume de chuva registrado em Apucarana e região já ultrapassou a média esperada para o mês de agosto inteiro. Dados do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) apontam que o acumulado de sexta-feira (14) até ontem contabilizou 87 milímetros de chuva. A média aguardada para este mês era de 70 milímetros. Ainda conforme previsão do Simepar, os moradores da região devem se preparar para temperaturas mais baixas nos próximos dias devido a frente fria que se forma no litoral e segue para o norte. No sul do Estado tem possibilidade de neve e chuva congelada.
“Geralmente agosto é um mês mais seco, que não chove tanto. Mas o acumulado já superou a média esperada para o mês inteiro”, comenta a meteorologista Ana Beatriz Porto.
Ela explica que há uma grande instabilidade atmosférica presente sobre o Paraná, vinda do Paraguai e do Mato Grosso do Sul, proporcionando a formação de muita chuva em todo o Estado, com maior volume nas regiões oeste e noroeste.
Ontem, o dia foi marcado por chuvas e frio ao longo do dia. E as precipitações devem seguir por boa parte da semana em Apucarana e região. A previsão para hoje é que a circulação dos ventos continue transportando um ar instável até o Paraná, junto com a presença de uma frente fria sobre o oceano. Nestas condições as taxas de instabilidade ficam extremamente elevadas, com chuvas fortes, muitos raios e risco de ventos acima dos 50 km/h. Em Apucarana e região a máxima deve chegar a 21ºC e mínima de 15ºC. Temperaturas ainda mais baixas poderão ser registradas depois de amanhã que tem previsão de 8ºC, no sábado 6ºC e no domingo 3ºC, conforme o Simepar.
De acordo com a meteorologista, a frente fria poderá ainda provocar neve e chuva congelada nos Estados da região sul do País. A massa de ar polar vinda da Argentina vai provocar uma queda brusca na temperatura a partir de amanhã. A meteorologista do Simepar disse que há pequena chance de o fenômeno ocorrer no sul do Paraná.
“Há uma condição mais favorável para serra catarinense e pequena chance no sul do Estado. A condição é grande pelo menos para o centro sul”, informa.
CIDADES
MAIS LIDAS
-
Esportes
15/10Brasileiro: Palmeiras goleia Bragantino e permanece com folga na ponta
-
Economia
15/10TCU suspende exigência de governo buscar centro da meta fiscal em 2025
-
MÁRCIO NUNES
31/03Uma terça nobre em prol do desenvolvimento sustentável
-
Geral
15/10Acordo encerra disputa por falhas em monotrilho em São Paulo
-
Política
14/08“Que bala perdida é essa?”, questiona Lula sobre a morte de Eloah