CIDADES

min de leitura - #

Com alta no custo dos itens escolares, cresce pesquisa de preços nas papelarias

DA REDAÇÃO

| Edição de 28 de janeiro de 2022 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O retorno das aulas se aproxima e com isso aumenta a busca por materiais didáticos em Apucarana. De acordo com alguns estabelecimentos do ramo, as vendas melhoraram, mas ainda tem muita gente pesquisando preço para conseguir economizar por conta da alta de até 70% no custo de alguns itens escolares. Nesta sexta-feira (28), feriado municipal, muitas livrarias vão funcionar para atender a demanda.

Proprietária de uma livraria e papelaria, Rosângela Tormina, observa que a movimentação ainda está modesta porque muitos pais têm medo que as aulas presenciais sejam suspensas por conta do aumento de casos da Covid-19. O que, na opinião dela, não deve acontecer. “O movimento não está ruim. Cresceu aproximadamente 90%. Mas sei que se não tivesse essa incerteza a tendência era um crescimento muito maior”, comenta. 
Tomina percebe que muitos clientes vão até a loja pesquisar preços, mesmo porque houve alta inflação. “Acredito que muita gente teve a renda comprometida por causa da inflação”, comenta. 
Funcionário do departamento financeiro de uma empresa, Aline Modolo, está pesquisando preços desde dezembro do ano passado quando teve acesso a lista de materiais do filho João Pedro, de 2 anos. Ela, que não tem medo de gastar sola de sapato, saiu com a lista nas mãos rumo aos estabelecimentos onde encontrou os melhores preços. “Estou comprando picado, um pouco em cada lugar. É a melhor forma de economizar, na minha opinião”, assinala. 
A dona de cada Luzia Teodoro de Farias veio de Califórnia pesquisar preços de material escolas para a filha Lívia, de 10 anos. O objetivo dela é comprar todos os itens de uma vez e pagar à vista para conseguir um desconto maior. “Não compensa parcelar. Comprando a vista tenho um desconto melhor”, reitera.
 
COMO ECONOMIZAR
O Procon de Apucarana orienta a população a pesquisar preços em vários estabelecimentos da cidade antes de comprar os itens. Assim é possível fazer opções por marcar mais baratas. “Veja o que está mais condizente com o orçamento da família, afinal janeiro, fevereiro e março são os três primeiros meses em que surgem várias despesas como o IPTU, IPVA, primeira mensalidade escolar. Nem sempre é possível o orçamento da família atender essa demanda”, comenta o coordenador geral do Procon Apucarana, advogado José Carlos Balan.
Outra dica é não comprar todo o material de uma só vez. Balan aponta que a tendência é que os preços dos itens escolares caiam nos próximos meses. “A lista de material trata do que é necessário o ano todo. Obviamente que o aluno não vai consumir esse material de uma única vez. Compre apenas o que for importante para o primeiro semestre, assim terá menor custo. Depois no mês de maio junho quando o preço baixar faça a compra do restante”, orienta.
O ano letivo tem início na semana que vem para parte da rede privada de ensino. Na rede estadual, as aulas voltam em 7 de fevereiro.