CIDADES

min de leitura - #

Com apoio do Governo, Apucarana duplicará trecho urbano da BR-376

Da Redação

| Edição de 28 de junho de 2022 | Atualizado em 28 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Com apoio do Governo, Apucarana
duplicará trecho urbano da BR-376

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana acaba de garantir uma importante conquista, com a liberação de recursos do Governo do Estado, visando a duplicação da Avenida Minas Gerais, via estratégica que dá acesso à cidade a quem vem de Curitiba. O governador Ratinho Junior (PSD) assinou ontem a ordem de serviço para o início imediato da obra.

O documento foi entregue em mãos ao prefeito Junior da Femac (PSD) que, já a partir desta quarta-feira, irá dispor de R$ 9,9 milhões para a execução da obra com apoio do Estado. O ato aconteceu no início da manhã desta terça-feira, no Palácio Iguaçu.

Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; o secretário do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Augustinho Zucchi; o vice-prefeito de Apucarana, Paulo Vital (PSD); o assessor especial do governador, Beto Preto; a vereadora Jossuela Pireli (PROS), representando a Câmara de Vereadores; e os deputados estaduais Delegado Jacovós (PL) e Tiago Amaral (PSD).

“Apucarana cresce e esse crescimento tem que ser acompanhado de investimentos. A Avenida Minas Gerais vai ficar bonita, duplicada, iluminada e com ciclovia”, destacou o governador. No ato, Ratinho Junior citou outros investimentos feitos no município, com destaque em desenvolvimento urbano, saneamento, energia, saúde, educação, habitação e infraestrutura.

A obra de duplicação abrange 2,5 quilômetros do trecho urbano da BR-376, que é denominado Avenida Minas Gerais, entre o viaduto do Contorno Sul e a Praça Tibagi, nas imediações do Estádio Municipal Olímpio Barreto. Os recursos para a execução vêm do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM).

Conforme destaca o prefeito Junior da Femac, a execução será iniciada a partir de hoje e os recursos irão custear a duplicação da Avenida Minas Gerais neste trecho de 2,5 km; novos acessos ao Núcleo Habitacional Adriano Correia, ao Residencial Fariz Gebrim e a campus da Unespar/Fecea; e ainda a remodelação da entrada da cidade, incluindo iluminação de LED, canteiro central e ciclovia.

“Agradecemos ao governador Ratinho Junior, por essa visão de cuidar de todas as cidades do Paraná e em especial de Apucarana. Agradecemos o Beto Preto, que foi nosso legítimo representante neste projeto. Trata-se de uma obra de grande porte que irá garantir mais fluidez ao trânsito, contribuindo com Apucarana e também com todos que cruzam a cidade, vindos de Curitiba, Maringá e Londrina”, comentou o prefeito Junior da Femac, que aproveitou para pedir atenção e paciência aos que utilizam este trecho da Avenida Minas Gerais, que estarão com obras em execução. 

O ex-prefeito e ex-secretário estadual de Saúde, Beto Preto, disse que se trata de um belo projeto de mobilidade urbana, que era estudado há alguns anos e agora está saindo do papel. “Esta é a cidade do futuro, destravando gargalos, com pista dupla, mais segurança e melhor fluxo de tráfego”, avaliou Beto Preto.

Ele assinalou ainda que “o mesmo projeto precisa ser feito nas saídas para Maringá e Londrina que, infelizmente, as concessionárias de pedágio não fizeram em 25 anos. Tudo isso é fruto de esforço político, que é fundamental para Apucarana”.


Projeto reforça vocação logística do município 

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Augustinho Zucchi, frisou que a localização estratégica de Apucarana torna a obra impactante para todo o Estado. “Apucarana tem uma vocação logística, consolidando-se como um importante corredor para toda a região Norte. Hoje foi um dia importante com a homologação da licitação para que possa começar essa obra estrutural de grande valor para o município e o Estado”, citou.

O recurso autorizado pelo Governo do Estado, por meio da Sedu, viabiliza o projeto da Prefeitura de Apucarana visando otimizar o fluxo de veículos neste trecho que corta parques industriais da região sul da cidade, bairros residenciais e também sedia o campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).