CIDADES

min de leitura - #

Com clima favorável, plantio de soja é concluído na região

Fernando Klein

| Edição de 28 de novembro de 2022 | Atualizado em 28 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Com clima favorável, plantio de soja é concluído na região

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com o clima favorável, o plantio de soja foi concluído nos 13 municípios pertencentes ao Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), de Apucarana. A área plantada soma 128 mil hectares na safra 2022/2023.

Após o excesso de umidade na fase inicial de plantio, as chuvas bem distribuídas favoreceram os produtores de soja – a principal cultura de verão - da região em outubro e início de novembro. Adriano Nunomura, técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) de Apucarana, afirma que a expectativa de produção é positiva. “Por enquanto, a cultura é favorecida pelas condições climáticas das últimas semanas e o controle fitossanitário está sendo realizado. Nenhuma adversidade foi registrada até o momento”, afirma Nunomura.

Segundo ele, a situação é a mesma nas demais culturas de verão – milho (primeira safra) e feijão-, que seguem com bom desenvolvimento nas lavouras dos 13 municípios pertencentes à Seab de Apucarana.

O milho tem área plantada de 4 mil hectares na região, enquanto o feijão soma área total de 110 hectares, segundo os dados do sistema de acompanhamento de safra do Deral.

Segundo o último boletim estadual da Seab, o plantio de soja deve ser concluído nesta semana em todo Paraná. Até a última quinta-feira (24), 92% da área estimada de 5,7 milhões de hectares já havia sido semeada.

Conforme o estudo técnico, 93% da área plantada apresenta boa condição, enquanto que 6% têm condição mediana e apenas 1% condição ruim. Já o desenvolvimento das plantas apresenta 84% das lavouras em desenvolvimento vegetativo, 10% em germinação e 5% na fase de floração. (FERNANDO KLEIN)